PBX Express – Pabx IP em Nuvem Grátis

O PBX Express foi criado recentemente pela 3CX para facilitar para os usuários a criação e configuração do seu Pabx IP em Nuvem.
Nesse primeiro vídeo vou demostrar como é feito o passo a passo para configurar seu primeiro Pabx IP em nuvem com 12 meses gratuitos.
Na demonstração estou escolhendo a Amazon Web Service (AWS) por uma questão de integração nativa com o PBX Express, bem como, por existir Data Centers aqui no Brasil, que melhoram muito a conectividade e latência, item muito importante para qualidade do serviço de voz.
Estou demonstrando a implantação do Pabx IP diretamente na Amazon, usando a máquina de nível gratuito da AWS, que funcionará grátis  por 12 meses.
Caso queira fazer uma implantação semelhante, é importante antes de iniciar o tutorial, criar sua conta gratuita na Amazon, pois em determinado momento será solicitado alguns passos em sua conta da AWS onde será provisionado o Pabx IP.
Com o vídeo apresentado nesse post o seu Pabx IP já estará pronto para uso, ficando pendente apenas pequenos ajustes a sua escolha.
Pré-requisitos:

  • Conta da Amazon AWS
  • Dados de Servidor de Email para configuração no Pabx IP
  • Provedor SIP a sua escolha. (Caso queira fazer e receber chamadas externas)

Aqui um breve resumo de cada passo:

  1. Ir no site do PBX Express. Escolha do nome do seu Pabx IP, lembre-se que esse será o nome do FQDN do seu Pabx IP, logo escolha com cuidado.
  2. Você vai escolher o nome do seu usuário administrador, recomendo que use um nome diferente de admin. Eu utilizo muito pbxadmin, pabxadmin dentre outros. Também configure o email que vai receber os dados assim que terminar a configuração.
  3. Configuração dos dados do servidor de emails e conta que vai ser responsável por disparar os emails de boas-vindas, alertas etc.
  4. Esse passo é importante pois é onde você escolhe a quantidade de dígitos do seu ramal. Essa configuração é permanente. Se você escolher que seu pabx terá ramais de 2 dígitos, você nunca poderá alterar para 4 dígitos para ficar igual ao DDR (DID) que a operadora vai enviar.
  5. Escolha de País (Código +55), fuso horário e áudios que seu Pabx IP vai reproduzir. Ainda não existe a versão português brasil por padrão, mas manualmente será possível no futuro alterar esses arquivos de áudio.
  6. Nesse passo você vai criar os ramais do seu Pabx IP, para isso será necessário ter no mínimo:
    1. Nome
    2. Sobrenome
    3. Número do Ramal desejado
    4. Email
  7. Agora você tem a opção de escolher o local que vai hospedar seu Pabx IP, podendo escolher sobre AWS, Google Cloud, OVH e provedores que utilizem servidores Open Stack através de API. Você também pode configurar diretamente no servidor da 3CX, porém nesse caso fica disponível apenas para testes por 7 dias. (por esse motivo escolhi a AWS nível gratuito, mesmo sendo mais complexas, assim será possível usar por 1 ano sem custo algum.). Esse passo para alguns vai ser o mais complexo no caso da Amazon, pois até criar o usuário no IAM da Amazon e extrair os dados do usuário e senha dentro do AWS pode perder algum tempo.
  8. Pronto, a configuração inicial do seu Pabx IP já está finalizada, você apenas necessita preencher seus dados de registro da licença, podendo nesse passo colocar os dados do parceiro 3CX que apoiou na configuração. (se quiser pode colocar o da Witec 223165)

Pronto, após a finalização seu Pabx IP vai estar pronto para os diversos testes em:

  • PC (Windows 64 Bits -7, 8 ou 10)
  • MAC
  • IOS (iphones e Ipads)
  • Android

Qualquer dúvida mande email para [email protected]
Agora vamos ao que interessa. “PBX Express”
[youtube_sc url=”https://youtu.be/fprXoV2W-jM” title=”3CX%20PBX%20Express%20-%20Pabx%20IP%20em%20Nuvem%20Gratuito%20-%20Passo%20a%20Passo%20(How-to)” fs=”1″]

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: