Ícone do site CooperaTI

Dica: Barulho de Ventoinha (Cooler) após a Troca de HD no MAC

Hoje em dia um dos melhores investimentos para aumento de performance e qualidade do seu Computador é o investimento em discos rígidos Flash, mais conhecidos como Discos SSD ou HD SSD.
Eles custam bem mais barato do que a troca por um novo computador, ao mesmo tempo, melhoram mais do que a compra por outro computador com disco mecânico.
A troca normalmente se dá de forma bem simples, podendo ser utilizado uma ferramenta de clonagem como Acronis True Image (Trial 30 dias) em PC Windows ou em Mac através do Carbon Copy Cloner (Trial 30 dias) ambos aplicativos efetuam uma cópia fiel do disco, facilitando a substituição do disco sem ter o trabalho de refazer do zero a instalação do sistema operacional e todos os aplicativos. (Se tiverem alguma dúvida, depois posso escrever como usar esses aplicativos)
A abertura de um Imac para substituição do disco pode ser vista no Post do Vinicius Mozart clicando aqui. (Ele ensina também como migrar os dados com a ferramenta nativa do MAC)
Voltando ao mundo da Apple, a troca muitas vezes causa um pequeno transtorno em decorrência de um sensor de temperatura existente nos HDs dos MACs e que após a troca causam um transtorno quase que infernal, deixando a refrigeração do MAC (Coolers) em rotação altíssima, parecendo uma turbina de avião prestes a decolar.
Depois de muito pesquisar como corrigir isso em meu Imac e no meu Mac Book Air, tanto rodando MAC OS X, quanto rodando em Boot Camp (Ou seja, com Windows nativo) encontrei o MAC FAN CONTROL, um pequeno aplicativo que permite gerenciar cada sistema de refrigeração do seu MAC.

Mac Fan Control MAC OS X
Mac Fan Control Windows (Boot Camp)
Após instalar o aplicativo você precisa configurar somente a velocidade do Cooler do HDD (Disco Rígido) em 2730 (velocidade de baixo ruído), com isso o seu MAC já vai se comportar normalmente.

Vale ressaltar que você deve manter os valores de Disco Ótico  (ODD) e Processador (CPU) de forma automática, para não ter problemas com aquecimento bem comum nos MACs com processador Intel.
Recomendo muito o Upgrade para discos SSD em Imac, Macbook Pro 13 (Não Retina – Com Drive Ótico) e Mac Mini, pois esses computadores tem sua performance muito afetada utilizando os HDs mecânicos, o que muitas vezes causa decepção com o equipamento. Na minha experiência de mais de 15 anos utilizando MAC, essa mudança vale cada centavo do investimento.
Espero que a dica ajude quem esta passando por esse stress.
Abraço a todos,

Sair da versão mobile