Dica: Barulho de Ventoinha (Cooler) após a Troca de HD no MAC

Hoje em dia um dos melhores investimentos para aumento de performance e qualidade do seu Computador é o investimento em discos rígidos Flash, mais conhecidos como Discos SSD ou HD SSD.
Eles custam bem mais barato do que a troca por um novo computador, ao mesmo tempo, melhoram mais do que a compra por outro computador com disco mecânico.
A troca normalmente se dá de forma bem simples, podendo ser utilizado uma ferramenta de clonagem como Acronis True Image (Trial 30 dias) em PC Windows ou em Mac através do Carbon Copy Cloner (Trial 30 dias) ambos aplicativos efetuam uma cópia fiel do disco, facilitando a substituição do disco sem ter o trabalho de refazer do zero a instalação do sistema operacional e todos os aplicativos. (Se tiverem alguma dúvida, depois posso escrever como usar esses aplicativos)
A abertura de um Imac para substituição do disco pode ser vista no Post do Vinicius Mozart clicando aqui. (Ele ensina também como migrar os dados com a ferramenta nativa do MAC)
Voltando ao mundo da Apple, a troca muitas vezes causa um pequeno transtorno em decorrência de um sensor de temperatura existente nos HDs dos MACs e que após a troca causam um transtorno quase que infernal, deixando a refrigeração do MAC (Coolers) em rotação altíssima, parecendo uma turbina de avião prestes a decolar.
Depois de muito pesquisar como corrigir isso em meu Imac e no meu Mac Book Air, tanto rodando MAC OS X, quanto rodando em Boot Camp (Ou seja, com Windows nativo) encontrei o MAC FAN CONTROL, um pequeno aplicativo que permite gerenciar cada sistema de refrigeração do seu MAC.
WITEC-Software Products _ CRYSTALIDEA Software
Mac Fan Control MAC OS X
Mac Fan Control Windows (Boot Camp)
Após instalar o aplicativo você precisa configurar somente a velocidade do Cooler do HDD (Disco Rígido) em 2730 (velocidade de baixo ruído), com isso o seu MAC já vai se comportar normalmente.
WITEC-Macs Fan Control 1.4.2 (iMac12,1)
Vale ressaltar que você deve manter os valores de Disco Ótico  (ODD) e Processador (CPU) de forma automática, para não ter problemas com aquecimento bem comum nos MACs com processador Intel.
Recomendo muito o Upgrade para discos SSD em Imac, Macbook Pro 13 (Não Retina – Com Drive Ótico) e Mac Mini, pois esses computadores tem sua performance muito afetada utilizando os HDs mecânicos, o que muitas vezes causa decepção com o equipamento. Na minha experiência de mais de 15 anos utilizando MAC, essa mudança vale cada centavo do investimento.
Espero que a dica ajude quem esta passando por esse stress.
Abraço a todos,

Share

    Comments

    1. Resolveu meu problema, muito obrigado.

    2. Muito bom, obrigado resolvel meu problema aqui.

    3. Oi Marco muito encontrar o seu artigo, eu tenho um sou professor de Inglês online, trabalho o o tempo todo com Mac morei 15 anos na California, lá fica mais fácil trocar o modelo do computador, mas aqui já fica muito mais caro. Estava quase desistindo do Mac, tenho um Mac Mini late 2012, coloquei o SSD da crucial de 480, e estou muito feliz, para um avião , ja tinha feito o upgrade da memória para 16, Vale muito mesmo! só o cooler que realmente mudou o funcionamento, mas já instalei o Macs Fan Control. MUITO Obrigado por dividir a sua experiência.

    4. Boas
      Essa configuraçao vale para qq iMac? troquei agora p disco ssd no meu imas 21,5 de finais de 2009 e estou com o mm problema…

    5. Ola Marco estou com o mesmo problema com cooler no máximo, o programa Mac Fan Control realmente ajudo depois de iniciar o sistema ele controla a velocidade, mas ate o Mac ligar ele fica em rotação máxima ate iniciar o sistema, o Sr. acha que esse tempo de liga ate o sistema iniciar o cooler estando em rotação máximo pode trazer problemas futuros para o cooler?

      • Não, nenhum. Pois o Cooler em alta é exatamente uma proteção do sistema para evitar que queime por aquecimento, quando o sistema de gestão de Fan entra em ação ele já baixa a rotação e fica normal. Espero ter ajudado.

    6. OLÁ MARCO, PRIMEIRAMENTE OBRIGADO PELA DICA
      MINHAS DUVIDAS CONTINUAM…
      MEU IMAC É DE 2010.
      O MAC FAN NO AUTOMÁTICO ACUSA
      ODD NO MÁXIMO – 4350
      O HDD NO MÍNIMO 1100
      E O CPU NO MÁXIMO 4000

      COLOQUEI O HDD EM VELOCIDADE CONSTANTE DE 2730, COMO VC INDICOU

      MAS OS OUTROS DOIS ESTÃO ALTOS, NÃO É MESMO????

      • Demetrio, eu normalmente ajusto apenas o valor do disco, pois é ele que gera aquele barulho alto no MAC quando você troca o disco. O ODD (CD) e o CPU eu não mexo, mantenho do automático. Só para referencia, o meu ODD no automático fica configuração do mínimo 1400 e máximo 4350, mas como não usamos CD ele n~eo passa de 1358, já o CRP, min. 1200 e max. 3070 e fica em média em 1198, lógico que isso pode variar de cada processador. Resumindo, você só precisa ajustar o disco, o resto mantenha no automático.

    7. Boa noite meu amigo.
      Primeiro, parabéns pelo excelente post e obrigado pela grande ajuda.
      Uma dúvida: mesmo mantendo com a velocidade recomendada no HDD (2732) os fans do meu iMac 2009 ainda fazem um ruído bastante alto (uso mto o computador para trabalhar de madrugada, quando esposa e filhos já estão dormindo).
      Setei para 1714 de velocidade fixa e o silêncio ficou ótimo. Mesmo estressando o SSD e o processador ao máximo, nenhuma das temperaturas passou de 60C. O que acha? Acha viável manter assim, um pouco mais baixo, ou acha arriscado?
      Muito obrigado, de antemão, e parabéns pelo excelente trabalho mais uma vez.

    8. Fala Marco, tranquilo?
      Troquei o hd do meu imac 2011 i5 por um ssd e instalei o high sierra (nao nativo). O computador começou a fazer muito barulho de ventoinha e essa semana deu aquela tela branca dizendo que o computador reiniciou por algum problema. Vc acha q o high sierra pode ser muito pesado para ele? Mesmo para uso básico ele faz mt barulho.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: