KVM Virtual em PC & MAC Grátis (DICA)

Witec-Marco-Lagoa-InputDirector
Quem nunca se deparou com a necessidade de controlar um computador que fica grande parte do dia sem teclado e mouse? Para piorar algumas vezes em lugares inacessíveis e bem distantes.
Muitas empresas têm computadores ligados a televisores para apresentação de dados e dashboards de negócio, ou até mesmo um NOC de monitoramento de servidores como Zabbix etc.
Como superar essa questão? VNC? Logmein? Mas o que precisamos não é acesso remoto, não precisamos ver a Tela no nosso computador, somente gostaria de mexer no teclado e mouse sem sair da minha mesa, ou ter que subir em escadas por exemplo.
Comprar um KVM IP? O preço é traumático e difícilmente a diretoria aprovaria o budget.
Depois de muito pesquisar e procurar como superar esse desafio encontrei dois aplicativos para incluir na lista de aplicativos do tipo canivete suíço da equipe de TI.
O nome dos aplicativos são
Input Director para Windows e o Teleport para MAC.
 
Ambos são superintuitivos e permitem que com um computador Principal (Master) seja possível conectar diversos computadores e gerenciá-los sem tirar a mão de um único teclado e mouse.
O Input Director é um aplicativo bem antigo (2010) porém segue funcionando normalmente no Windows 10, mesmo que durante a instalação o aplicativo informa que não é compatível.
O mesmo ocorre com o Teleport, que mesmo sendo a versão 1.2, ele funciona até a última versão do MAC.
A instalação é simples, e permite diversas customizações como organização das telas, teclas de comando de mudança de tela, criptografia para proteção etc.
Após a instalação da máquina MASTER você deve clicar em ENABLE AS MASTER
WITEC-Marco-Lagoa-InputDirector01
Em seguida, na ABA de MASTER CONFIGURATION deve informar a quantidade de monitores que você tem na sua máquina Master. (no meu caso são dois)
WITEC-Marco-Lagoa-InputDirector02
Pronto, do lado do servidor está quase pronto, faltando apenas informar o nome da máquina Slave.
Agora vamos instalar a máquina SLAVE, exatamente na mesma forma da máquina MASTER, a única diferença é que devemos clicar no botão ENABLE AS SLAVE.
WITEC-Marco-Lagoa-InputDirector03
Em seguida vamos para aba SLAVE CONFIGURATION onde vamos liberar quem pode acessar esse computador, bem como podemos habilitar segurança na conexão.
WITEC-Marco-Lagoa-InputDirector04
Nesse caso eu permite para todo o meu Range de IPs da rede, porém apliquei uma senha de proteção de 256bits no DATA SECURITY.
WITEC-Marco-Lagoa-InputDirector05
Pronto, ambos os computados estão prontos para conexão.
Voltamos para máquina MASTER, na aba MASTER CONFIGURATION e clicamos em ADD.
WITEC-Marco-Lagoa-InputDirector06
Após clicar em ADD, devemos preencher o nome do host SLAVE, no meu caso é WIT-MACAIR01, e também nessa tela clicamos em CHANGE (em baixo em DATA SECURITY) e colocamos os dados de segurança configurados no SLAVE, no meu caso eu habilitei 256bits.
WITEC-Marco-Lagoa-InputDirector07
Escolhido AES Encryption, 256 bits e a senha:
WITEC-Marco-Lagoa-InputDirector08
Pronto, já podemos verificar que a máquina já aparece como reconhecida com um sinal verde no Status.
Sistema já está operacional.
WITEC-Marco-Lagoa-InputDirector09
Porém no meu caso, o MAC AIR é um Laptop, para trabalhar, eu coloco ele abaixo do meu monitor da esquerda; para deixar mais intuitivo você pode corrigir o posicionamento e a distribuição das telas, bastando clicar no ícone do SLAVE, arrastando para o local desejado.
WITEC-Marco-Lagoa-InputDirector10
Pronto, dessa forma basta você arrastar o mouse na direção da sua tela remota (SLAVE) e pronto, o mouse vai fazer esse efeito de onda*:
WITEC-Marco-Lagoa-InputDirector11
*Para demarcar e facilitar a localização do mouse.
A Teleport de MAC segue o mesmo conceito, futuramente eu posto um passo a passo da configuração.
Para cenários híbridos (MAC & PC) eu ainda não encontrei uma ferramenta gratuita, somente algumas pagas como o Synergy e o ShareMouse.
Espero que a ferramenta seja muito útil para vocês, como é para mim.
Abraço a todos.
 

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: