Como todos já sabem, o intuito principal do SSd é melhorar o tempo de leitura dos dados do sistema operacional, através da sua memória Flash; isso porque o HD convencional não processa as informações da melhor maneira possível.
Hoje vamos dar algumas dicas para você otimizar ainda mais o tempo de carregamento dos dados, através do SSd; usaremos o Windows para realizarmos algumas das dicas aqui apresentadas, confira.
- Gerenciamento correto dos dados armazenados
Primeiramente, saiba que será preciso ter um SSd e um HD para que o fluxo de informações seja lido corretamente. O ideal é que você tenha um HD de pelo menos 1 TB, para armazenar todos os seus dados.
Claro que isso é um critério pessoal de cada um, e deve ser baseado de acordo com as suas respectivas necessidades. Digo isso pelo fato de que não se pode concentrar todos os dados no SSd.
Como ele é um tipo de armazenamento fugaz, o ideal é que você instale o sistema operacional nele, e também todos os softwares e jogos preferidos. Já os programas ou jogos secundários, podem ser instalados diretamente no HD convencional.
O HD convencional, além de armazenar os softwares que são menos utilizados, também será usado para guardar os demais arquivos como músicas, filmes, vídeos e outros.
Manjou a sacada? O primordial, que é o sistema e os programas principais, são instalados no armazenamento mais veloz, que é o SSd. A explicação para este método é simples: mesmo o SSd tendo uma performance acima do normal, não é nada interessante tê-lo completamente recheado de arquivos desnecessários ou softwares que pouco são utilizados.
Pois se isso ocorrer, os benefícios que ele traz podem ficar comprometidos, pelo alta demanda que ele receberia.
- Fazendo o Windows usar todo o potencial
Por padrão o Windows vem com um nível de distribuição normal, e isso não é algo bom. Para um melhor desempenho no PC como um todo, e também no que se refere ao desempenho do SSd na leitura dos dados, recomendamos veementemente que o plano de energia do seu Windows esteja no máximo.
Para alternar o plano de energia, vá até o painel de controle e acesse as Opções de Energia. Também é possível acessar essa opção através de uma rápida busca, para isso, digite no campo de busca do menu iniciar o termo Opções de Energia, e clique sobre a opção correspondente.
Todavia se você utiliza um notebook, devemos ressaltar que a bateria sofrerá com esta configuração. Pois, quanto maior for o plano de energia, maior será o desempenho do dispositivo, todavia o consumo também será elevado.
Por isso, é importante você fazer uma breve análise sobre essa função. Se por exemplo você for viajar, obviamente uma tomada poderá ser um artigo de luxo, e neste caso o alto desempenho não se torna muito atrativo para o consumo prolongado.
- Desabilitar a hibernação é uma boa opção
Hibernação, está aí um termo muito pouco utilizado nos computadores. Porém, por infelicidade total, esse recurso do Windows gasta muito espaço, e desnecessariamente.
Portanto vamos desabilitá-lo para que o mesmo não gaste memória do nosso SSd sem a real necessidade, já que o sistema operacional está instalado no armazenamento SSd.
Vá até o prompt de comando, para isso acesse o menu iniciar, e no campo de busca digite cmd. Execute-o como administrador, para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o resultado achado na pesquisa, e escolha Executar como Administrador.
- Uso do Readyboost
Para quem não conhece, o Readyboost é uma ferramenta genuína do Windows que auxilia no carregamento dos dados, quando o hardware responsável estiver sobrecarregado de tarefas.
Para configurar o ReadyBoost, você precisará de um pendrive ou HD externo. Plugue o dispositivo de armazenamento na porta USB, e formate a unidade de memória.
O que você tem que fazer agora é acessar a unidade do pendrive que você plugou e formatou no computador (este serviço está disponível para Windows 7 e Windows 8).
No Windows 7 vá até o Menu Iniciar e acesse Computador. Vendo a unidade referente ao disco de armazenamento, clique com o botão direito do mouse e selecione Propriedades.
O legal de tudo é que o Windows te possibilita escolher entre dedicar a memória total do pendrive para o ReadyBoost, ou escolher a quantidade que desejas dedicar ao serviço.
Para usar a memória total do dispositivo, marque a opção Dedicar este dispositivo ao ReadyBoost. Para selecionar a quantidade de memória específica, basta marcar Usar este dispositivo. Ao final de tudo, basta confirmar o processo com um OK.
É importante também frisar uma questão: sempre apague arquivos desnecessários do seu computador, pois quanto mais lotado tiver o disco rígido do seu computador, mais problemas o sistema terá para processar as informações devidamente, principalmente se o seu HD for pequeno.
Isso também vale para programas sem utilidade. E além disso, existem diversas ferramentas que fazem uma limpeza geral no seu PC, uma das mais conhecidas é o CCleaner. Este software é capaz de pesquisar arquivos desnecessários no seu sistema e apagá-los.
Caso você decida desativar o ReadyBoost, basta formatar o seu Pendrive. Todavia se você dedicou apenas uma parte da memória do dispositivo de armazenamento, o restante da memória poderá ser usado normalmente sem nenhum problema.
Esta é uma contribuição do Vagner Carvalho do blog O Notebook.