O mercado de TI não pronto para você?

Onde está o botão Esse ano eu recebi muitas, mas muitas reclamações de profissionais de TI que não estão encontrando boas colocações no mercado de trabalho.
Reclamam das opções, dos salários, dos seus chefes ou gestores, etc.
Mas existe um ponto de observação, fora da caixa, que eu consegui obter e já vou lhe falar. Hoje, graças a Deus, tenho condições de realizar rápidas análises sobre os perfis profissionais e com as várias turmas dos meus treinamentos de empreendedorismo em TI, consegui ter um ótimo perfil do profissional de TI de várias regiões do Brasil.
E o que eu observei? Bom, sabe aquela história do motorista que estava na rodovia, assustado, desviando de vários carros que estavam vindo na contramão e ouviu no rádio:”Tem um louco na contramão da rodovia”. Ele disse assim: “Um não, vários loucos”!
Como pode ter percebido, o louco era ele mesmo, a única pessoa que estava na contramão, achando realmente que estava certo.
É isso que observei nesse ano. Milhares de profissionais que não estão realmente preparados para serem absorvidos pelo mercado, mas achando que estão no caminho certo.
Inclusive, essa semana recebi uma mensagem de um amigo e aluno assim: “Rafael, esse problema de DNS eu não faço ideia como resolver, já configurei muitos servidores DNS e nunca tive esse problema”. Eu respondi assim: “Quando você diz que configurou muitos servidores DNS, você quis dizer que só instalou a função e deixou o domínio configurar tudo automaticamente né?
Como ele já estava acostumado comigo, riu e disse: Pior que é isso mesmo 😉
Eu brinquei assim com esse aluno porque o problema era bem simples de se resolver, muito bem documentado. E como ele está realizando o treinamento de MCSA com o Carlos Finet, vai logo aprender isso.
Só que, diferente desse exemplo, existem profissionais que não conseguem assumir que não estão preparados e culpam tudo, menos a sua incapacidade. Já ouvi várias pérolas como:

Não preciso nem falar que quando há problemas em seus ambientes o desespero é total, ficam iguais ao Homer na figura que ilustra esse post.
Então eu faço a pergunta: O mercado de TI não está pronto para você ou você é que não está pronto para ele?
Talvez você não esteja em um nível tão básico ou cometendo erros tão simplórios, mas tente enxergar se está completamente preparado para a posição profissional que está exigindo. Vejo muitas pessoas desejando cargos com dois dígitos, mas que não estão capacitadas para tal.
Lembre-se, para um cargo alto, são necessárias altas qualificações. E essas qualificações não são somente técnicas.
Enfim, deixo essa reflexão para você que está buscando uma melhor posição no mercado de TI, ou até mesmo você que é um freelancer ou empreendedor. Eu mesmo passei por isso, fiquei anos na fase de “achismo” e não conseguia grandes lucros. Depois eu caí na real e percebi que não estava preparado para nada e comecei a correr atrás do prejuízo: Cursos, participar de palestras (ver e ser visto), muitos e muitos livros, muitos e muitos testes e assim por diante.
Aproveite o início do ano para se capacitar. Faça o máximo de cursos que conseguir, participe de palestras e encontros em TI (o objetivo é o networking), exercite muito, mas muito mesmo e assim vai estar se atualizando e capacitando ao mesmo tempo.
Muitos irão fazer isso e muitos estarão na sua frente se você não se mover. E desculpe o “momento jabá absurdo” (quem aí assiste Jovem Nerd?), mas tenho diversos cursos que gravei no portal www.Bernardes.com.br.
Os treinamentos são focados na prática e aperfeiçoamento. O curso “básico” de virtualização, por exemplo, surpreende todos aqueles que fazem, pois os conceitos são apresentados de uma forma profunda e prática que não se vê em local algum. E assim são os outros também.
Se é empreendedor ou freelancer, recomendo os treinamentos de Empreendedorismo em TI (Turma em Janeiro), Spiceworks ou o novíssimo Gestão de Redes. Muitos que se formaram estão registrando excelentes retornos de seus investimentos, faça como eles!
Mas seja realizando treinamentos comigo ou em outro lugar, o objetivo é se aperfeiçoar. O importante é que você esteja mais do que preparado para o mercado de TI!
Sucesso em 2015!
 
Ps.: Gostou do texto? Quer ler outros textos meus sobre carreira, inspiração e motivação? Basta curtir a minha fanpage:
https://www.facebook.com/bernardes.rafael
 
.

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: