Ícone do site CooperaTI

PowerShell – Active Directory – Auditando Usuarios pertencem alto volume de Grupos

Em um ambiente administrado por diversos Administradores, devemos criar rotinas de verificação para certificarmos e auditarmos algumas variáveis. Uma conta de usuário que pertence a um número elevado de grupos pode certamente representar um perigo ao ambiente. Cabe ao Administrador entender qual o perfil desta conta de usuário e também enumerar os grupos evolvidos nesta configuração. Consideramos uma boa prática verificar tais grupos e contas de usuário com o objetivo de controlar esta variável que compõe o ambiente.

Solução

Para iniciarmos nosso processo de investigação, vamos iniciar enumerando as contas de usuário que pertencem à no mínimo 5 grupos distintos, vamos executar o seguinte comando no Prompt PowerShell,

Neste ambiente de teste temos o seguinte resultado,

Temos (em vermelho) 02 contas de usuário que pertencem a no mínimo 05 grupos. Os grupos estão destacados em verde representando uma lista distinta para cada conta de usuário.
A depender das configurações de seu ambiente o número de contas de usuário pode variar bastante assim como o número de grupos as quais elas pertencem.
Cabe também variar o número mínimo de grupos que em nosso caso foi de 5, mas você pode ajustar tranquilamente de acordo com sua necessidade.


➤ Conheça nosso programa de assinatura: https://cursos.bernardes.com.br/bexpert-cooperati


 

Conclusão

Podemos utilizar uma simples combinação de comandos Powershell para detectar contas de usuários que pertencem a um elevado número de Grupos podendo representar situações indesejadas para a maioria dos Administradores de Active Directory.

Sair da versão mobile