Publicando um ambiente Hibrido de Área de Trabalho Remota

Uma das funções que eu mais gostei no Windows Server 2012 é o Remote Desktop Services onde a Microsoft implementou muitas mudanças em vários aspectos. Já implanto cenários de RDS do Windows Server 2012 a um bom tempo, e pude perceber quanta estabilidade essa versão nos trouxe.
Porém quem está migrando de cenários de RDS com Windows Server 2008 para 2012 tem encontrado muita dificuldade principalmente na implantação de cenários para acesso de fora da rede da empresa onde também não existe uma conexão VPN somente conexão com internet para realizar o acesso.
No Windows Server 2008 os administradores poderiam definir nas configurações de implantação do RemoteApp o endereço de IP Público ou Dyndns.
propriedadesremoteapp
 
Isso era mais flexível e facilitava bastante a publicação de Servidores Host de sessão no RDwebaccess o usuário ao clicar no Remote App o endereço de acesso era resgatado dessa configuração  não tendo necessidade de passar por um RD Gateway ou um RDBroker, que para alguns cenários pequenos se tornava o mais utilizado, principalmente em micro empresas e pequenas empresas que não dispunham da aquisição de um certificado Digital.
No Windows Server 2012 o cenário mudou, para se publicar aplicações e Servidores Host de sessão através do RDWebaccess para o acesso externo até onde eu saiba é obrigatório a conexão passar por um RDGateway e o RDBroker, onde se deverá atender alguns pré-requisitos como dispor de um certificado SSL válido entre outros como um Servidor com SQL Server caso queira implantar a Alta Disponibilidade no RDBroker.
Gostaria de compartilhar uma dica interessante que permite você implantar um ambiente de RDS Hibrido com RDSH 2008 e 2012, por vários motivos você poderia utilizar isso, vamos supor que você não quer migrar completamente todo seu ambiente de aplicações que já estão instaladas no  2008 R2 por questão de compatibilidade e tempo para reinstalar tudo,  porém, você não abriria mão de  fornecer aos seus usuários a área web do windows server 2012 que possui melhor  compatibilidade e desempenho com os navegadores da atualidade e dispositivos móveis.
Você pode publicar Remoteapps que estão instalados no 2008 R2 no RDwebacces do 2012 para isso basta fazermos as seguintes configurações
 
Configurações no Servidor Windows Server 2008 R2
 
Com todas funções instaladas no Servidor 2012 e no 2008 R2 acesse o Servidor RDSH 2008 em Grupos locais, localize o grupo “Computadores com TS web Access” em seguida adicione o Servidor RDweb 2012 .
 
RDS002
 
Só para exemplificar publiquei o aplicativo Paint no RDSH 2008
RDS003
Também Publiquei o aplicativo WordPad no RDSH 2012. É necessário criar primeiramente o conjunto de sessões no RDWEB,  esse e o servidor no qual centralizei toda implantação.
RDS004
Configurando o Servidor de Acesse Web 2012
No Rdwebaccess 2012, acesse o console de gerenciamento do IIS , expanda os sites clique em cima página RDWeb, em seguida clique em “Configurações do Aplicativo”.
RDS004.1
Edite a Linha “ws08r2rdserver” e no campo valor informe o nome do servidor RDSH 2008.
RDS005
Obs: Você pode informar o nome de vários servidores RDSH 2008 bastando separar por sinal de ;
Ex: rdsh1;rdsh2; etc..
Após fazer as configurações reinicie o Serviço do IIS.
Para concluir vamos acessar o rdwebaccess pelo navegador e veja que apareceram as duas aplicações publicadas nos servidores RDSH 2008 ( Paint ) e no RDSH 2012 ( Wordpad)
 
RDS009
 
Note que acessando o aplicativo Paint a conexão será direta pelo seu dyndns sem passar por um Gateway.
RDS007
Já no aplicativo Worpad a conexão será estabelecida pelo Gateway em seguida redirecionada para o RDBroker.
RDS008
 
 
Ate a proxima!!

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: