Nesse artigo vamos mostrar como utilizar a ferramenta “Port Query” em modo gráfico, para efetuar testes de portas de ips internos e externos. Muitos administradores utilizam essas ferramentas como forma de segurança para certificar-se que em seu ambiente não possuem portas de serviços abertas para o mundo externo e também interno. Muito útil para resoluções de problemas entre acessos a roteadores, tuneis VPN…entre outros.
Para efetuar o download da aplicação, acesse o link abaixo:
http://download.microsoft.com/download/3/f/4/3f4c6a54-65f0-4164-bdec-a3411ba24d3a/PortQryUI.exe
Vamos agora para a parte prática deste pequeno tutorial. Após download, descompacte no local desejado e abra o executável “portqueryui”.
Será aberto nosso “Port Query” com interface gráfica muito fácil de utilizar:
Podemos consultar Ips ou nomes externos e internos. O “Port Query” nos traz as portas pre-definidas que são as mais utilizadas entre as consultas dos administradores. As consultas pre-definidas são:
- Domain and Trusts
- IPSec
- Networking
- SQL Service
- Web Service
- Exchange Server
- Netmeeting
- Miscellaneous
Portas bem conhecidas por todos e que se “Abertas”, sofrem ataques externos frequentemente.
Podemos também adicionar portas manualmente e escolher o tipo de protocolo a ser consultado. Isso é de extrema importância, pois podemos efetuar testes em sistemas de terceiros, que utilizam portas personalizadas. Toda consulta efetuada junto a linha de comando que visualizamos nos resultados. Na exemplo da imagem abaixo, testamos:
- IP Externo
- Porta: 443
- Protocolo: TCP