Olá pessoal

Depois de ter apresentado o software SolarWinds Virtualization Manager que é um ótimo gerenciador para monitorar as VMs e que não necessita de instalação por cima do Windows Server, gostaria também de fazer um review sobre o Network Performance Monitor v11 que é outro produto de qualidade invejável.

Algumas características do produto:

– Fácil descoberta da rede, como computador, switch, roteadores, firewall entre todos outros dispositivos que possuam um IP ou utilizem SNMP

– Descoberta de Hyper-V, Vmware, Cluster

– Redução no tempo de Downtime e resolução de problemas

– Monitora performance de cada dispositivo, espaço, memória, rede

– Totalmente configurável os contadores e telas

– Opções infinitas de Alertas

– Mapa geográfico caso a empresa tenha filiais espalhadas

– Detecção de usuários conectados na rede Wireless (muito importante para congestionamento de dados por tablets e celulares)

– Não necessita de Agent para descobrir e monitorar os dispositivos (captura via protocolos SNMP, WMI e ICMP)

Uma das características mais marcante na qual preferi sobre o produto é a descoberta automática da rede, apenas setando a rede para buscar dispositivos da rede 192.168.0.1 até 192.168.0.255, cada novo dispositivo que entrar nessa rede, o NPM irá monitorar.

Resumindo o produto é um sistema de monitoramento de rede que capta informações dos dispositivos e mostra a saúde, estatística e analise do Datacenter.

Como requisitos o NPM precisa de:

– .NET 3.5 – IIS – SQL podendo ser o express que vem integrado

Instalei o sistema em uma VM Server 2012 R2. O requisito de Hardware pode variar dependendo do tamanho do ambiente, mas para meus testes e avaliação usou pouco recurso e em média 2gb de memória após 2 horas de uso e stress da minha rede. Após reiniciar a VM a máquina estabilizada sem utilizar manteve 1.4gb Ram. Apresento esse tipo de desempenho, pois para quem quiser implantar não necessitará ter gigas de memória para suportar o sistema e impactar até na performance do servidor, caso seu servidor já tenha outras VMs.

Executamos o software e ele faz a checagem dos componentes necessários

2 - NPM V11

.Net 3.5 faltando, apesar de clicar em Install, o instalador não conclui e fazemos de outra forma

3 - NPM V11

Colocamos a ISO do Server 2012 R2 e instalamos, após conclusão recomeçamos a instalação do software

4 - NPM V11

– Colocamos um e-mail

– Clicamos para enviar estatística para a Solarwinds, para ajudar no feedback

– Escolhemos o idioma de preferência

Selecionamos para já instalar o IIS automaticamente

8 - NPM V11

– Selecionamos local de instalação

– Deixamos depois para instalar o SQL Server Express caso a empresa não possua um banco de dados ou a intenção de adquirir. E finalizamos para iniciar a instalação.

11 - NPM V11

É instalado vários recursos e serviços do NPM para que tudo funcione corretamente como Network Performance Monitor, Network Atlas, QoE,

17 - NPM V11

Após toda conclusão do NPM iniciamos e já via Browser digitando no browser “npm:8787” ou IP:8787 acessamos o Console.

27 - NPM V11

Para encurtarmos as telas de configurações e mostrar algumas principais, a imagem abaixo mostra que defini uma Range de pesquisa da minha rede e após isso ocorre toda detecção.

30 - NPM V1139 - NPM V11

Como em minha rede de testes há celulares, tablets, VM, notebook, computador e ate TV com wireless, foi detectado alguns dispositivos como Unknown, mas os principais para meu teste foi perfeitamente detectado, tanto quanto meu Hyper-V

41 - NPM V11

A riqueza de detalhes é impressionante, toda informação para um diagnóstico está visível e fácil apesar de ter muitos dados a ser mostrado.

Esta tela abaixo é o Sumário onde você pode separar por grupos, ter mapas, alertas, entre outras customizações que você pode fazer, igualmente ao que tem no Solarwinds Virtualization Manager, é um ponto forte a customização da Solarwinds.

 43 - NPM V11

Temos na tela abaixo o TOP 10 da rede sobre a utilização de rede, processamento e etc dos dispositivos

 44 - NPM V11

Como podemos ver meu Hyper-V detectado e mostrando informações como quantidade de VMs paradas ou rodando, utilização da rede, memória. Percebemos nesse ponto o quanto o NPM é completo e pode ajudar a qualquer empresa a monitorar o ambiente.

45 - NPM V11

Tela de configurações e administração onde temos milhares de recursos e informações que poderíamos falar durante posts e posts

46 - NPM V11

Nesse Sumário desativei a placa de rede do meu computador de Casa e da VM SQL e o NPM já informou perda de pacote e que algo está errado com aquelas máquinas

48 - NPM V11

E para concluirmos uma imagem final do Sumário da minha máquina HOST Hyper-V (notebook) com outras informações da VM ligada ou desligada, processamento, timeline de rede, médias de CPU.

49 - NPM V11

A Solarwinds faz por merecer o meu review devido a riqueza do software, para quem busca soluções robustas o NPM é um candidato de alto nível, não há o informação que você não encontre passeando pelas telas de configurações, seja cabeada ou wireless.

Espero que gostem do artigo e dessa solução para o seu Datacenter.