Olá pessoal
Depois de discutirmos sobre a importância do Backup neste Link do Windows Server Backup (WSB), agora vou demonstrar um outro software muito fácil e bem completo para o tamanho do cenário que estou acostumado a ver, chamado ALTARO HYPER-V BACKUP.
Como o WSB ele não faz backup de Cluster Shared Volume (CSV), ou seja do Cluster, pois também não é um recurso do Windows Server que foi feito para ter muitas funcionalidades. Para suprir sua falta de recursos temos também o System Center Data Protection Manager da Microsoft.
Infelizmente não existe (pelo que conheço) um software de backup de Hyper-V gratuito que faça backup de Cluster, pois existe todo um redirecionamento da máquina entre os Nós e o software necessita ter essa capacidade de Redirect para o backup funcionar.
Breve descrição que foi me passado por e-mail pela Primus TI revendedora da Altaro no Brasil.
Para mais informações sobre o Altaro Hyper-V Backup, vou deixar o site oficial pois meu objetivo é demonstrar a usabilidade, facilidade e instalação do software. O custo de implantar um software desse é muito baixo por Servidor, confira nesse Link de preços e funcionalidades.
Por fim vamos a instalação:
Como podemos ver na tela abaixo, simplesmente executamos o software e escolhemos o local de instalação, lembrando que é necessário a instalação do mesmo no HOST, ou seja diretamente no servidor físico.
Prosseguindo com a instalação clicamos em Finish já iniciando o software. No passo 3 nós conectamos na máquina Local mesmo, mas podendo escolher algum outro servidor se necessário.
Depois de perceber que a instalação não havia nada de avançado, de difícil, quando me deparei com a interface foi a mesma sensação, todas as opções estavam ali auto-explicativas e fáceis de mexer pela primeira vez. Algumas opções que são diferente como o OFFSITE COPY / DRIVE SWAPPING, mas basta clicar na opção e entender de primeira do que se trata essa função.
Seguindo os passos pelas Setas e numerações, simplesmente selecionei a VM que gostaria de fazer o backup, salvei as mudanças e ele nos pergunta se quer selecionar o Driver para onde iremos fazer o backup.Após sermos redirecionados para Backup Location, clicamos em Change Selected Drive, clicamos no HD desejado, escolhemos em qual pasta iremos colocar, neste caso criei em meu SSD secundário e criei a pasta VM BACKUP e por fim selecionei a pasta.
Agora em Backup Schedules iremos agendar os horários que gostaríamos que o backup ocorresse, clicando em Editar, selecionando a hora e dias da semana, entre outras opções, e por ultimo selecionar a VM(s) e simplesmente arrastar para esse agendamento. Caso arraste alguma indesejada, basta clicar com botão direito em cima dessa VM e deletar do agendamento. Muito fácil.
Como o Altaro Hyper-V Backup trabalha juntamente com o VSS da Microsoft então como podemos ver na imagem abaixo, minha VM do SQL rodando com uma pasta de exemplo chamada TESTE em que iremos fazer o backup para depois restaurarmos.
Iniciamos o backup automaticamente agendado por mim e vemos no canto superior a direita o backup ocorrendo. E já aproveitando, vemos na tela de Backup Retention Policy que é uma opção de quanto tempo gostaríamos que os backups fossem mantidos, por padrão do software é 2 semanas, mas essa preocupação ou política de segurança com o backup vai variar de empresa para empresa.
Analisando algumas outras telas, clicando em Central Management Console, indo em Launch The Central Management Console o sistema pergunta se deseja instalar um atalho no menu Iniciar
A partir dessa central podemos verificar algumas opções como outros servidores, verificar relatórios de backup, se está ocorrendo algum backup, que é o caso dessa imagem (Performing Backup) e modificar conexão com o agente caso necessário.
Apenas uma tela dos Ícones que foram instalado em nosso iniciar
Clicando no Dashboard em cima no canto esquerdo podemos ver o espaço em disco e o espaço ocupado, entre outros relatórios muito interessante para o dia a dia do administrador, para detectar problemas e a falta de espaço também, que pode ser gerenciada verificando a quantidade de Backup Retido pela configuração que foi feita no software.
Agora iremos fazer um Restore da VM, e para verificarmos deletei a pasta TESTE.
Selecionei a única VM feita Backup e também o único horário que foi feito, selecionei também para restaurar ao local original. Tudo de forma muito simples
Vejamos agora nossa VM ligada enquanto podemos restaurar a qual escolhemos.
Na imagem abaixo vemos no canto direito acima que a VM está sendo anexada novamente ao Hyper-V e foi desligada
Apenas um aviso que foi restaurado com Sucesso
Uma tela apenas do Log da parte de Restauração
Podemos ver que a VM já está religada e também que a restauração manteve o arquivo teste, e Inspecionando o VHDX ele está com o mesmo nome
Temos uma opção muito interessante que é Bootar a VM a partir do Backup, sendo que não pode ser uma VM com Compressão habilitada e nem Encriptada.
Ao clicar no Ícone do Computador acima nos aparece uma imagem para aceitarmos os 4 termos abaixo dando alguns avisos de que a:
– ferramenta experimental
– que todos os backups e restaurações irão ser suspensos
– Mudanças feitas nas VMs depois de bootada diretamente do backup irão ser gravadas e o tempo de Merge pode demorar dependendo da mudança
– Quanto maior o tempo que a VM é bootada diretamente do backup, mais demorado o processo de Merge irá levar
O interessante desta ferramenta é você poder analisar o ponto em que este backup se encontra, para poder analisar se o backup é o desejado a ser restaurado.
O Altaro Hyper-V Backup é uma ferramenta surpreendente, com muito mais funcionalidade que poderia levar um post bem mais longo, sendo uma outra função backup da VM por WAN (OFFSITE COPY).
Espero que gostem deste software fantástico e simples. Recomendo 🙂