Nesse artigo falaremos do System Center Configuration Manager 2012 R2, produto da Microsoft conhecido também por SCCM 2012 R2.
O System Center Configuration Manager 2012 R2 é um produto voltado para o gerenciamento de estações de trabalho e servidores. Ele faz parte de um conjunto maior de ferramentas conhecida como família System Center.
A ideia da família System Center é de automatizar processos em um ambiente de TI com o uso de diversas ferramentas. Hoje falaremos de uma delas, o SCCM 2012 R2.
FUNCIONALIDADES
Com o SCCM 2012 R2 podemos:
- Fazer Acesso Remoto em uma Console Centralizada
De grande valia para equipes de Help Desk na prestação de suporte remoto. Temos também a funcionalidade de “User and Device Affinity”, que associa o usuário do AD com o nome da máquina.
Quem nunca precisou perguntar ao usuário o nome de sua máquina ou IP e passou por problemas? O SCCM mostra para a equipe de TI o nome do usuário a sua respectiva máquina, sem a necessidade de contato.
- Instalar Aplicativos remotamente
Instalação de executáveis, MSIs, Sripts, etc. Já pensou em instalar o Office 2010 em todas as máquinas do ambiente, ou para um grupo selecionado de máquinas ? Ou colocar em um portal WEB para que os usuários possam consumir determinado aplicativo ? O SCCM faz isso para você.
- Instalar Updates do Windows remotamente
A grande diferença para o WSUS é a alta gerência dos updates. No SCCM, os updates são implantados de forma obrigatória para os clientes em uma console amigável.
Temos maior controle dos Updates e maior eficiência.
- Instalar Sistemas Operacionais remotamente
Instalação de Imagens de Sistema Operacional via rede, Pen Drive, com a possibilidade de criar tarefas na instalação. Além disso, podemos criar imagens Padrão para o ambiente e capturar as mesmas via SCCM.
Imagina instalar o Windows 7 via rede, colocando na sequência de instalação a instalação de aplicativos, updates, scripts etc. Ou realizar uma migração de Sistema Operacional junto com o Perfil do Usuário.
- Retirar Relatórios de Hardware, Software e Licenciamento
Temos a possibilidade de acesso a diversas informações importantes em auditorias, tais como as configurações de hardware e software, além da conformidade das licenças em uso.
- Medir o uso de Software dos usuários
Útil ao repensar a política de licenças. Por que pagar uma licença de Project para um usuário que utiliza muito pouco esse software?
Com a funcionalidade de Medição de Software, podemos ter relatórios do tempo de uso, assim como os dias que a aplicação foi executada e que usuários utilizaram.
- Configurar Políticas de Conformidade para o ambiente
Verifica se há máquinas no ambiente sem determinado software, update, etc a partir de uma configuração de Conformidade.
- Ter uma solução de Antivírus
O SCCM possui nativamente um antivírus. Ganhamos além da segurança, gerenciamento centralizado de políticas e firewall.
Tais funcionalidades não precisam ser instaladas ao mesmo tempo. Se já possuo uma solução contra pragas virtuais, posso ter todas as funcionalidades do SCCM menos a solução de AntiVírus.
No próximo artigo iremos tratar da instalação do produto.
Enquanto isso, leiam uma explicação da Microsoft sobre a Família System Center.
Link: http://www.microsoft.com/pt-br/server-cloud/products/system-center-2012-r2/default.aspx#fbid=V4NlfyeT5zN
Até a próxima.
Marcos Jordão