LibreOffice Magazine 10 é lançada

capa_10
Portas se abrindo para o LibreOffice
Um fato muito importante para o LibreOffice! Ele está sendo levado para dentro de universidades por pessoas que conhecem e reconhecem a capacidade da suíte de escritórios. E está encontrando a porta aberta para se instalar. Os autores, Emerson Luiz Florentino Borges e Walter Martins Junior, cada um em um artigo, nos contam de que forma as coisas aconteceram para o LibreOffice entrar pelas portas da UFRJ e Faculdade Arapoti, respectivamente. E, também, uma escola estadual em Volta Redonda em que os alunos foram instigados a aprender elaborar um orçamento doméstico utilizando o LibreOffice Calc. E sobre as dicas e tutorias do LibreOffice temos artigos falando como automatizar ações através de macros, criação de formulários, inclusive em PDF preenchível, preenchimento de várias planilha em uma só “tacada”, criar um mecanismo de pesquisa em uma planilha “grandona”, um artigo sobre a utilização da extensão Solver em uma planilha para “cientistas” de plantão. Sobre manter a interoperabilidade dos documentos, há um artigo que aborda quais as regras a serem alcançadas para libertá-los.
Sobre a Itaipu Binacional temos dois artigos que elencam a importância do Software Livre para o desenvolvimento de ações como a preservação do período de desova dos peixes no rio Paraná – conhecido como “Piracema” e sobre o CELTAB cuja meta é fomentar, colaborar e oferecer soluções em Software Livre para as comunidades.
E também há artigos sobre o Gambas, o Krita e o Plone e sobre o Marco Civil da internet.
Ufa! Pela quantidade de páginas dessa edição, tem-se a ideia de que muitas pessoas estão lendo nossa revista. E também autores de artigos, extremamente competentes, estão colaborando com a revista para compartilhar seus conhecimentos sobre o mundo do Software Livre e do LibreOffice.
Obrigada a todos que colaboraram com essa edição.
Vera Cavalcante
Baixe já a edição 10:
https://pt-br.libreoffice.org/assets/Uploads/PT-BR_imagens/Magazine/LM-ED10.pdf
Versões antigas: http://pt-br.libreoffice.org/projetos/revista/
Fonte: http://blog.pt-br.libreoffice.org/

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: