Ícone do site CooperaTI

Rebaixando Controlador de Domínio no Windows Server 2012 R2

Nesse artigo vamos mostrar como rebaixar um controlador de domínio Windows 2012 Server R2. Esse procedimento é bem simples, mas requer muita atenção para que tudo ocorra bem e sem nenhum catástrofe em seu domínio.
Primeiramente abra o “Gerenciador de Servidores”, clique em “Gerenciar” e depois em “Remover Funções e Recursos”. Veja na imagem abaixo:
1
 
O assistente de remoção será aberto. Clique em próximo para iniciarmos o rebaixamento do domínio:
 

 
Caso possua mais de um servidor em seu cenário, escolha o servidor que deseja efetuar o rebaixamento e clique em “Próximo”:

 
Desmarque a opção “Serviços de Domínio Active Directory”:

 
Clique em “Remover Recursos”:

 
Um erro será apresentando e dizendo que o controlador precisar ser rebaixado. Clique em “Rebaixar esse controlador de domínio” para continuar o processo de remoção:

 
Muito importante: Apenas marque a opção “Último controlador de domínio” se realmente não possuir nenhum servidor adicional como cópia do seu Active Directory. No caso abaixo, a opção ficou selecionada, pois é o nosso último controlador de domínio.

 
Leia com atenção os avisos sobre DNS e Catálogo Global e selecione “Continuar remoção”:
Como é o nosso último controlador de domínio, vamos remover todas suas funções, marcando as duas primeiras opções acima:
 
 
 

 
Insira a senha administrativa. Importante: Essa será sua nova senha local para acessar o servidor despromovido e sem o domínio. Insira uma senha com a complexidade alta para não ter problemas futuros.

 
Se estiver pronto, clique em “Rebaixamento”:

 
Aguarde o processo de rebaixamento:

 
 
Pronto ! O servidor será reiniciado uma vez e já carregará sem o domínio. Espero que essa simples dica ajude a todos administradores que desejam efetuar o rebaixamento do servidor.
 
Vinicius Mozart

Sair da versão mobile