Auditando Eventos de Instalação de Patch em Servidores

Neste artigo vamos abordar uma ação que deveria ser frequente em ambientes administrados por mais de uma pessoa: verificação de eventos relacionados a instalação de Patches (atualizações de sistema). A Equipe de Gerenciamento acompanha de perto as ações da Equipe de Operações. Neste acompanhamento de tarefas e procedimentos, a Equipe de Gerenciamento verifica os logs de eventos dos Servidores contidos neste ambiente. Neste cenário, também é tarefa da Equipe de Gerenciamento verificar se as ações de instalação de atualizações foram acompanhadas de interrupções de funcionamento dos servidores causados por um RESTART do Servidor.

Solução:

Inicie o SERVER MANAGER (e busque no MENU TOOLS o EVENT VIEWER), ou na mesma tela digite a palavra EVENT (destaque em verde). Selecione o EVENT VIEWER,

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Após iniciar a interface do EVENT VIEWER, selecione SETUP. Teremos os LOGS deste segmento agrupados conforme destacado em verde e a descrição um pouco mais detalhada mais abaixo na figura na região destacada em azul.

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Neste exemplo precisamos investigar se a atualização de segurança KB2912390 foi instalada e se houve RESTART do Servidor em um momento próximo desta instalação.

Também possuímos evidências no LOG de SISTEMA (SYSTEM) destacada em vermelho. Temos os LOGS que estamos procurando (em verde) e a descrição dos mesmos logo abaixo (em azul).

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Ainda precisamos de mais uma informação: as evidências de RESTART de um Servidor. Vamos buscar por ALGUNS EXEMPLOS DE EVENTOS filtrando em SYSTEM os eventos com ID 6005, 6006, 6008, 1074, 41.

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Alguns outros eventos podem ser utilizados tais como: 1076, 109, 20.

Vale lembrar que são exemplos de evidências. Outros eventos mais ou menos relevantes podem ser adicionados para compor sua ferramenta de análise posterior.

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Agora que possuímos alguns eventos que podem nos dar pistas do cenário o qual desejamos monitorar, vamos para o próximo passo.

Clique em CUSTOM VIEWES com o botão direito e selecione CREATE CUSTOM VIEW,

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Preencha qual o LOG o qual deseja filtrar os eventos (destacado em vermelho), preencha os IDs dos eventos (destacado em verde)

Obse
rve que os eventos foram separados pela caractere “,(VIRGULA).

Sobre os EVENTOS EXEMPLIFICADOS: considere apenas estes que utilizamos no POST apenas para exemplificar, ou você poderá considerar outros para compor o seu cenário.

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Nomeie o filtro recém criado e organize da forma que julgar mais interessante. Criamos uma pasta chamada Conjunto Analise 01 para alocar o VIEW Customizada chamada Analise 01.

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Agora basta analisar as informações já filtradas tendo como parâmetro todas as variáveis comentadas posteriormente:

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Para finalizar, vamos investigar se a atualização de segurança KB2912390 foi instalada e se houve RESTART do Servidor em um momento próximo desta instalação.

Clique com o botão direito em Analise 01 (View Customizada) e selecione a opção FIND.

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Digitando a informação desejada: KB2912390,

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Encontramos as evidências necessárias para o processo de analise de LOGs,

Temos a descrição do evento (destacado em vermelho). Para navegar entre os eventos anteriores e sucessores basta utilizar as setas (destacadas em verde).

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Segue a visualização de uma outra porção dos LOGs, possuindo as seguintes evidências:

Adicionando agora o EVENT ID 2, do LOG de SETUP,

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Temos com bastante clareza a noção do processo como um todo:

Instalação de atualização (Eventos destacados em vermelho). RESTART do Servidor (eventos destacado em verde).

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Conclusão:

Podemos criar VIEWS Customizadas para analisar um subconjunto de operações que fazem sentido em nossa estrutura. Estas VIEWS Customizadas agilizam o processo de análise pois eliminam eventos desnecessários ou externos ao contexto simplificando a leitura das informações.

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