Criação e adição de computador seguros em domínio Active Directory

Este artigo tem o objetivo de demonstrar a melhor prática em criar e adicionar computadores ao domínio do Active Directory.
É importante proteger sua empresa, para que apenas os usuários apropriados possam criar contas de computador e adicionar ao domínio. Você pode e deve criar uma conta de computador na OU correta antes de adicionar o computador ao domínio. Esse processo de pré-criar um computador é chamado de “Pré-Teste” de computador.
O pré-teste de computador oferece duas grandes vantagens:

A melhor prática é pré-testar uma conta de computador antes de adicioná-lo ao domínio. Infelizmente, o Windows permite adicionar um computador a um domínio sem seguir as melhores práticas. Você pode simplesmente efetuar logon com uma conta de administrador local e alterar o grupo de trabalho para o domínio desejado, então o Windows cria o objeto no Active Directory no contêiner padrão e adiciona o sistema no domínio.
Há três problemas com esse comportamento do Windows:

Criando uma conta de computador pré-testada e delegando controle

Escolha a OU que deseja criar a conta de computador pré-testada e clique em New Computer. A caixa de diálogo “New Object – Computer” aparece. Em “User or Group” clique em Change e delegue o controle ao grupo de suporte da sua empresa assim somente usuários que pertence a esse grupo poderão adicionar o computador ao domínio.

Grupo

Após ter pré-criado a conta do computador “comercial01” e ter delegado ao grupo “Help Desk“, podemos então adicioná-lo a esse objeto computador. Utilizando uma conta do grupo Help Desk, você poderá adicionar o computador no modo tradicional ou pelo comando Netdom.exe 
A sintaxe básica é: netdom join “comercial01” /domain:barbosa.local /OU: “CN do computador criado” /UserD:pbarbosa /PasswordD: * /SecurePasswordPrompt /Reboot: 5
Em que o usuário “pbarbosa” faz parte do grupo Help Desk e o valor 5 na sintaxe /Reboot indica quantidade de segundos para o computador ser reiniciado.
netdomjoin1
Espero que tenha gostado. Até a próxima.

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: