Ícone do site CooperaTI

Programas úteis para Hyper-V Server 2012

Fala Pessoal,

O Hyper-V Server 2012 é um Sistema Operacional dedicado ao hypervisor, com isso, sua gama de funções e recursos são bem limitadas comparado ao Windows Server 2012.


➤ Conheça nosso programa de assinatura: https://cursos.bernardes.com.br/bexpert-cooperati


 

Para gerenciá-lo, você precisa de uma máquina com o RSAT ou um Windows Server, e as vezes essa máquina não está disponível ou você esqueceu seu notebook (em caso de consultores), são nessas horas que sentimos falta de um gerenciamento próprio do Hyper-V Server.

Nesse post, vou mostrar algumas ferramentas que podem driblar essas dificuldades e agilizar a administração. Basta você saber navegar pelo DOS e ter um pendrive.

Obs. Para funcionamento corretos dos software instale antes o .Net Framework 3.5 com os seguintes comandos no DOS:

Atenção: Salve os Downloads no pendrive e execute pelo DOS ou usando a ferramenta 3 . Há softwares que precisam ser acessados pelo seu diretório de instalação c:\Program Files ou  c:\Program Files(x86)

1 – 5nine Manager for Hyper-V FREE VERSION

Que tal você editar ou criar um VM no próprio Hyper-V Server ? E ainda mais, conectar na console da VM !? Essa ferramenta é uma mão na roda, dispensado o uso de uma máquina para tais funções mesmo com a versão Free.
DOWNLOAD
Para funcionar o console, copie o conteúdo desse desse arquivo CONSOLE.zip e cole no system32 do Hyper-V Server, e registre a DDL com o comando:


 2 – CoreConfig

Menu gráfico feito em PowerShell que permite você realizar tarefas como: Desligar e Ligar VMs, configurar o iSCSI, configurar o Firewall, entre outras.

DOWNLOAD

3 – Explorer ++

Tem saudades do Explorer ? Com o explorer ++ você tem novamente as janelas, deixando bem mais fácil tarefas como copiar/colar e conectar nas pastas compartilhadas na rede.

DOWNLOAD

4 – Firefox Portable

Com o Firefoxx Portable você acessa os sites e pode baixar aquela ISO que estava no pendrive esquecido em casa.

Para os fãs do Chrome, ele até funciona, mas em sites com animação ele trava e fecha =/.


➤ Conheça nosso programa de assinatura: https://cursos.bernardes.com.br/bexpert-cooperati


 

DOWNLOAD

5 – Cliente RDP

Acho que essa é uma das ferramenta que mais fazia falta: o famoso mstsc ! Com essa versão Portable que consegui funcionar com alguns testes, é possível conectar nas vms ou em outros servers.
DOWNLOAD

6 – Logmein Free
Logmein também é compativel com o Hyper-V Server e funciona perfeitamente para acesso remoto.
DOWNLOAD
 7 – Winrar
Não precisa de muitos detalhes =)
 
Abraços Pessoal !!
Duvidas !? Coloque aqui embaixo nos comentários.

Sair da versão mobile