Ícone do site CooperaTI

Monitorando dispositivos externos com The Dude

Fala Galera,
Nesse post vou ensinar como monitorar dispositivos externos com The Dude. Quem possui consultoria ou deseja monitorar dispositivos externos, esse software ajuda e muito, pois as vezes não é possível ter uma vpn ou um link ponto a ponto para monitorar os dispositivos dos clientes.
O The Dude usa o princípio do SNMP, de Gerente e Agentes, mas a configuração é um pouco confusa, pois ele pode ser ao mesmo tempo Gerente e Agente.
Para configuração local e utilizar recursos do SNMP, siga os passos do seguinte post:
https://cooperati.com.br/2013/01/15/monitore-os-seus-servidores-com-the-dude/
Vamos lá !

Instalação do Agente

Primeiro, vamos instalar o The Dude agente no servidor da rede externa que será monitorada. É bem simples: Next Next e Finish
Nota: “Para uma melhor funcionalidade, caso você instale o agente no Windows 7, 2008 R2 ou 2012, marque compatibilidade para XP SP3 e Executar como Administrador”
Vamos agora configurar para o modo Serviço , para isso, abra o software, cancele a Descoberta automática e siga os passos da imagem a seguir:
 

 
Não é necessária mais nenhuma configuração, porém, é preciso que você libere no firewall da máquina e no firewall de borda a porta 2210 de entrada, encaminhando ao IP da máquina do agente do The Dude.


➤ Conheça nosso programa de assinatura: https://cursos.bernardes.com.br/bexpert-cooperati


 

Configuração do Gerente

Agora vamos adicionar o agente no The Dude Gerente.
Clique em ConfiguraçãoAba Gerente >> Configure o agente inserindo o IP onde foi instalado o The Dude Agente (ex:200.100.50.10) >>> OK.

 
 Ficará assim:
 

 
Próximo passo adicionamos os dispositivos a serem monitorados. Clique com botão direito no mapa e Adicionar Dispositivo.

Atenção, essa é parte confusa. No campo endereço, deve ser colocado o IP do dispositivo que está na mesma rede do Agente, e não o endereço externo, quem fará a ponte será o agente.


Apos isso clique em Terminado. Deverá ficar assim:

 
Calma ! Não está errado, vamos atribuir o dispositivo ao agente responsável.
Duplo clique no Dispositivo,preencha as informações e escolha o agente responsável.
 

 
Vamos adicionar os serviços a serem monitorados. Clique na aba Serviços e depois Descoberta

 

Finalmente agora estamos monitorando o dispositivo de outra rede, sem usar VPN ou Link ponto a ponto !


 
Dúvidas deixe nos comentários.
Abraços

Sair da versão mobile