Em uma migração recente recebi o seguinte erro ao tentar criar uma Caixa de Sala de Reunião via ECP – Exchange Control Panel:
Depois de alguns testes com uma engenheira Microsoft Online Services, percebemos que a solução é criar esta caixa via PowerShell. Vamos lá?
- Executar o Módulo do Microsoft Online Services para Windows PowerShell como administrador
- Executa o Cmdlet $livecred = Get-Credential para se autenticar na console (as credenciais usadas aqui devem ser de Global Admin)
- Executar o Cmdlet $Session = New-PSSession -ConfigurationName Microsoft.Exchange -ConnectionUri https://ps.outlook.com/powershell/ -Credential $LiveCred -Authentication Basic –AllowRedirection para abrir uma sessão de Exchange
- Executar o Cmdlet Import-PSSession $Session para importar os comandos para esta sessão
- Conectar-se ao Microsoft Online Services utilizando o Cmdlet Connect-MsolService -Credential $livecred
- Criar a Caixa de Sala de Reunião com o Cmdlet New-Mailbox -Name “Sala Reuniao XXXX 1” -Alias “salareuniaoxxxx1” -primarySmtpAddress salareuniaoxxxx1@empresa.com.br -room
aonde –Name é o nome da caixa (como você quer que apareça para a organização), –Alias é o alias que a caixa adotará e –PrimarySmtpAddress é aonde você força o Exchange a aceitar seu domínio preferencial (empresa.com.br) para a caixa ao invés de criá-la com empresa.onmicrosoft.com. Veja:
*É importante já setar o PrimarySMTPAddress no próprio comando de PowerShell para a caixa ser provisionada com o seu domínio preferencial.
Vamos ver se está funcionando realizando a criação da caixa desta forma?
Funcionando!
Conversando com a engenheira de Exchange, achamos comumente este erro ocorre talvez pelas migrações e transições da Wave 14 do Office 365 (versão 2010) para a Wave 15 (versão 2013) que estão acontecendo em background aos poucos. Independente disso, agora já sabemos que o PowerShell consegue atender a essa necessidade.
Espero que essa dica seja útil… muito obrigado e abraço!