Proteja seus equipamentos


Estamos em um período onde, em várias regiões do Brasil, temos uma incidência maior de tempestades. Como nosso sistema de fornecimento de energia é precário, isso pode ser uma grande dor de cabeça para quem é responsável pelo departamento de TI. Causando paradas inesperadas no fornecimento de energia.
A pergunta que quem responde pela administração do data center de sua empresa deve se fazer é: seus equipamentos estão protegidos contra um surto ou falta de energia ? Se sim, estão corretamente dimensionados ? Além disso, conta com um fabricante de primeira linha, que garanta a qualidade de seus produtos ?
Nós da Infobusiness recomendamos fortemente os nobreaks e equipamentos da APC. Seus equipamentos possuem recursos avançados de proteção e gerenciamento.

Como escolher um nobreak?

O uso de um nobreak para proteger seus servidores e ativos de rede é imprescindível. Com ele você garante que, mesmo que haja uma interrupção no fornecimento de energia pela concessionária, seus equipamentos continuarão funcionando por um determinado tempo.
O tempo que o nobreak vai “segurar” seus equipamentos está relacionado diretamente com a carga que eles demandam e o quanto seu nobreak pode fornecer. Por isso é importante que você determine os seguintes pontos antes de comprar um nobreak:

  1. As interrupções de energia em sua região são frequentes ?
  2. As interrupções costumam ser de minutos ou de horas ?
  3. Qual a carga individual que cada equipamento a ser protegido consome ? Se não souber, podemos levantar com o modelo do equipamento.
  4. Qual o espaço físico que dispõe para o nobreak ?
  5. Existe a possibilidade de mais máquinas serem acrescidas ao seu data center no futuro ?

Vamos agora explicar a importância de cada um dos pontos expostos acima.

Interrupções constantes de energia

Geralmente além das interrupções constantes, é possível que seu fornecimento de energia possua flutuações de tensão que podem ser perigosas para seus equipamentos. Imagine investir mais de R$ 10.000,00 em um servidor para depois ele apresentar um defeito não coberto pela garantia, ocasionado por um pico de tensão por exemplo.
Para regiões com esta característica é importante que seja adquirido um nobreak com formato de onda senoidal e online com dupla conversão. Este tipo de nobreak simula exatamente o formato de onda fornecido pela concessionária, além da alimentação ser fornecida constantemente pelas baterias do nobreak, independente de haver ou não energia na concessionária. Assim seus equipamentos ficam realmente isolados e protegidos das variações da rede da concessionária.
Se na sua região as interrupções não são constantes, você pode optar por um nobreak senoidal interativo. Neste nobreak a alimentação através das baterias só acontece quando o sistema detecta a ausência de fornecimento de energia.

Tempo de proteção e carga dos equipamentos

É importante saber por quanto tempo em média duram as interrupções de energia na sua região e qual a carga total dos equipamentos a serem protegidos. Esta informação é primordial para definir a carga que o nobreak vai suportar.
Vamos supor que seus equipamentos consumam o total de 2000 watts e que você precise que o nobreak segure seus equipamentos por 30 minutos. Qual equipamento mais adequado?
Neste caso indicaríamos, por exemplo, o modelo Smart-UPS RT 2200VA da APC com mais 02 baterias externas. Ele conseguiria “segurar” seus equipamento por mais ou menos 38 minutos.
É óbvio que quanto mais carga e mais tempo de proteção, mais cara se torna a solução. Por isso é importante fazer várias simulações para acharmos o cenário que mais se adapta as suas necessidades e ao orçamento disponível.

Espaço físico no data center

A APC tem nobreaks nos modelos torre e rack. Lembre-se que, dependendo das suas necessidades, um nobreak pode tomar muito espaço e ser muito pesado.

Não esqueça do amanhã!

Durante o processo de cotação do nobreak, não esqueça de pensar no futuro. Existe a possibilidade de mais equipamentos serem acrescentados no seu data center? Existe espaço físico para o crescimento ?
O ideal é já comprar um nobreak pronto para atender o crescimento da empresa no futuro.

Gerenciamento

A APC entrega junto com seus nobreaks focados no mercado corporativo o software de gerenciamento PowerChute Business Edition. O PowerChute faz o gerenciamento centralizado de todos os nobreaks da APC em sua infraestrutura além do desligamento seguro de seus equipamentos caso haja uma falta de energia além do tempo estimado.

Características técnicas do PowerChute

Proteção

Desligamento do Sistema OperacionalPrevents possible data corruption by performing graceful, unattended operating system shutdown in the event of an extended power outage.
Capacidade de programaçãoSelecione um programa personalizado para o shutdown e reinício dos no-breaks e dos equipamentos conectados.
Desligamento e reinício sequenciaisConfigure grupos selecionados de tomadas de saída para desligar e ligá-los em uma sequência predefinida (para No-breaks com grupos de tomadas de saída com switch).
Capacidade de coberturaDesligar certos grupos de tomadas de saída em uma sequência predeterminada para desconexão dos equipamentos menos críticos e conservar o tempo de autonomia (no-breaks com grupos de tomadas de saída com comutação).
Controle de grupo de tomadas de saídaLigue/desligue, reinicialize ou desligue exclusivamente grupos selecionados de tomadas de saída para reduzir a necessidade de enviar técnicos para lugares remotos (para No-breaks com grupos de tomadas de saída com switch).

Gerenciamento de energia

Comunicação de informações sobre o uso da energiaAmplie seus conhecimentos, baseado nos fatos, sobre o uso de energia de seu equipamento protegido.
Cálculo do custo da energiaSaiba mais sobre o custo da alimentação de energia de seu equipamento protegido.
CO2 Emissions ReportingMonitore o impacto ambiental da alimentação de energia de seu equipamento protegido.
Configurable energy costsUpdate energy costs as they change to ensure your energy cost reports are completely accurate

Disponibilidade

Resumo da avaliação de riscoMaximize o tempo de operação, identificando possíveis ameaças à disponibilidade dos seus equipamentos, tais como baterias velhas ou com tempo de operação insuficiente.
Resumo de Eventos de EnergiaAnalyze power by pinpointing frequent or extended under and over voltages. Alerts you to unusual or chronic power situations that require attention.
Gráfico de Análise de EnergiaRegistra em gráfico eventos de energia e de No-Break, por hora do dia ou por semana, para a fácil identificação de distúrbios periódicos e reincidentes de energia.
Análise de tensãoMonitoramento da tensão de linha de entrada durante o transcurso do tempo para garantir que se encontre dentro dos parâmetros de transferência superior e inferior.

Capacidade de Gerenciamento

Gerenciamento de Múltiplos Smart-UPSPersonalize a visibilidade geral do status do No-break com a apresentação em lugar muito visível de parâmetros como a data da troca da bateria e o tempo de autonomia restante.
Ações RecomendadasProviding descriptions of problems together with recommended actions reduces the need of training, eases deployment and speeds troubleshooting.
Smart Battery ManagementBattery replacement date and Replacement Battery Cartridge (RBC) number available via software user interface which provides a seamless link to order the correct RBC’s online.
NotificaçãoA notificação de situações críticas garante que sejam abordadas tempestivamente.
Data LoggingIdentify problematic trends before they escalate or export the data log for analysis.
Registro de eventosPinpoint the timing and sequence of events leading up to an incident with the event log.
Executar Arquivo de ComandoCustomize actions in response to power events.

Conveniência

DiscoveryAcelera a instalação, especificando segmentos remotos de rede ou uma faixa de endereços IP para descobrir No-Breaks da APC.
Senha de segurançaUser-selectable password protection.
Autenticação SMTPCompatibilidade com o Protocolo de Transferência Segura de Correio para autenticação de e-mails
Comunicações segurasO acesso seguro à Internet via HTTPS, como default, assegura que a comunicação entre as interfaces do dispositivo e do cliente não possa ser interpretada.
Initial Set-Up WizardEnables ease of configuration and ensures IT equipment is protected as quickly as possible

Compatibility

PowerChute Business Edition OS CompatibilityPara encontrar a versão de software adequada para seu sistema operacional e processador, consulte o quadro de compatibilidade na seção Manuais de usuário e guias de instalação.
Clique aqui para consultar o quadro de compatibilidade correspondente a PowerChute Business Edition.
Cabo de interface de computador para comunicaçõesUPS cable provides dedicated serial/USB communication between the UPS and server independant of the network.
Compatível com o sistema de gerenciamento de empresaGerencie os seus dispositivos com um mesmo sistema enviando armadilhas SNMP (ocorrências) para seu sistema preferido de gerenciamento empresarial.
Integração do Log de Eventos do SistemaWrites events to NT/2000 OS log, allowing monitoring of UPS via standard tools such as NetIQ.

Faça um download da planilha com principais modelos de nobreaks APC e suas especificações

Como podemos te ajudar ?

A Infobusiness é uma revenda APC e temos um time de especialistas que pode te ajudar a encontrar o nobreak mais adequado para seu ambiente.
Envie uma mensagem para a gente através do formulário no link http://www.infob.com.br/site/fale-conosco/ com as suas necessidades ou fale com nossa equipe diretamente através do telefone (21) 2206-8350. Lembre de mencionar que nos conheceu através do Cooperati.
Dê um curtir em nossa página no Facebook em http://www.facebook.com/canalinfob e concorra a um mouse Microsoft Wireless Touch. Faremos o sorteio assim que atingirmos 300 likes.

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: