Assim que o Novo Office/Office 2013 for lançado janeiro de 2013, (como venho publicando aqui em meu blog), usuários que hoje trabalham com o plugin Microsoft Dynamics CRM 2011 nos seus Outlooks 2010 terão a versão nova do plugin do Dynamics CRM acompanhando a linha de produtos 2013 da Microsoft. Enquanto a família de produtos Dynamics da Microsoft não lança suas novas versões de produtos ainda, usuários do Microsoft Outlook 2013 Preview e Microsoft Outlook 2013 – sob modelo de Contrato de Licenciamento por Volume têm me encaminhado muitas dúvidas sobre poder utilizar o plugin do CRM na versão atual (2011) no Outlook 2013.
Com base nisso testei em meu ambiente e validei todas as funcionalidades. Resultado: funciona perfeitamente! Apenas atentem-se pois o design das ferramentas da guia CRM que é adicionada ao Outlook 2013 segue o padrão de aplicativos da família 2010 dos produtos Microsoft, uma vez que o plugin foi construído para esta versão.
1. O primeiro passo é baixar o instalador do plugin em: http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=27821
2. Execute e extraia os arquivos de instalação
3. Leia o Contrato de Licença, marque a check box “Aceito o contrato de licença” e avance
4. Em “Selecionar a instalação” escolha entre a instalação default ou instalação personalizada
5. Aguarde a instalação dos componentes
Antes de concluir a instalação o Setup ainda baixa, instala e configura alguns pré-requisitos como .NET Framework, SQL Server Compact 3.5 Service Pack 2 e SQL Reporting Service. Por fim o Setup verifica se existe alguma atualização para o plugin:
6. Feche o Setup e reinicie seu Outlook para que as alterações tenham efeito
7. Notem que, pesquisando por “Outlook”, já fica disponível na Charm os Assistentes de Configuração e Diagnóstico do CRM 2011. Escolha Assistente de Configuração.
8. Em Configurar Organização>Informações do Servidor>URL do Servidor: cole a URL da sua organização Dynamics CRM que você encontra quando está logado na versão de browser:
9. Em seguida, clique em Testar Conexão… para se conectar à conta de Dynamics CRM Online e em seguida autentique-se na conta. Observação: deixe se
lecionada a check box “Sincronizar com esta Organização”
10. Nesta etapa, se o hiperlink da organização, o login e senha para autenticação tiverem sido inseridos corretamente, o Assistente de Configuração detecta o nome da Organização e nome de exibição corretamente em “Informações da Organização”. Dê um OK.
Caso já tenha instalado o plugin de CRM em outra máquina com Outlook usando a mesma conta o Dynamics CRM exibe a seguinte mensagem:
Defina se a máquina na qual está instalando o plugin atualmente será a máquina que irá utilizar o gerenciamento dedicado via Outlook Client.
Pronto! Microsoft Dynamics CRM 2011 rodando no Outlook 2013!
Em breve produzirei mais artigos e tutoriais sobre Microsoft Dynamics CRM Online, fique de olho!