“Olá galera do Cooperati !”
Sabemos que não existe o mundo perfeito. Por vezes, nos equivocamos e esquecemos-nos de alguns detalhes no nosso cotidiano.
Mas, simples e constantes revisões podem nos ajudar a obter êxito em nosso trabalho. Por isso, vou listar abaixo alguns erros comuns que devem ser evitados, por nós, profissionais de TI, na tentativa de melhorar a qualidade dos nossos serviços. Vamos lá?!
Redundância não é Backup.
“Meu Servidor tem RAID! Para que backup?”. Acredito que muitos já ouviram isso! Redundância consiste em um serviço ou hardware de se manter disponível, mesmo que algum de seus componentes falhe, ela não é feita para recuperação de desastres. Os dois não podem ser confundidos. Redundância é Alta Disponibilidade e Backup é Segurança.
Deixar de aplicar atualizações
“Atualização só enche o saco!” Preocupe-se quando não tiver. Se existem, é porque os fabricantes se importam em manter a qualidade de seus sistemas, deixando-os seguros e estáveis. Atualizações de firmwares, services packs e correções devem ser bem vindas. Isso pode te ajudar a evitar futuras dores de cabeças e melhorar sua segurança. (Não se esqueça de fazer um backup antes).
Backups junto com a Origem
Você chega a mais um dia de trabalho e ouve a seguinte noticia: “roubaram tudo!” Na hora, sua atenção se volta aos Servidores, e você chega à sala do CPD e encontra tudo vazio, não tem mais nada! O chefe ou o cliente chega e pergunta: “Tinha Backup né?” Aí você se lembra: Que estava ao lado do Servidor.
É importantíssimo deixar o backup fora ou longe do lugar de origem, casos como esses já aconteceram e podem repetir. Por isso, faça Backups Externos, em mídias removíveis e guarde em local seguro.
Documentação
Uma questão muito importante e ao mesmo tempo muito esquecida: documentar é preciso! Encontrar um ambiente de TI documentado é raro. Reserve um tempo para documentar, faça uma Documentação resumida e uma completa.
Aliás, você se lembra daquela configuração de seis meses atrás?
O Tempo não pára
Estude, pratique , invista na sua carreira. Há vários meios de aprendizagem disponíveis na Internet. E não se esqueça de nos visitar 😉
Ouça o Usuário
Esse pode ser considerado o calcanhar de Aquiles de qualquer profissional de TI. Sabemos como é difícil, mas ouvi-los é preciso, usuários são a força motriz e oferecer um serviço de qualidade à eles garante o seu trabalho.
Pergunte como está a rede? Está fácil compreender os procedimentos? O sistema está amigável? etc.
Retire o Cabresto
Seja dinâmico!
Hoje um profissional bom é aquele que consegue se adaptar as novas tecnologias. Quer focar em algo?! Ótimo, mas não feche os olhos para as outras tecnologias. Todas têm suas vantagens e desvantagens.
Exemplo: Curso de Cluster de Máquinas Virtuais com Storage Open Source fornecido pelo CooperaTI.
Espero que essas dicas ajudem! Gostou ou não gostou? Deixe seu comentário.
Abraços