A Locaweb possui há algum tempo um serviço de e-mail com base no Exchange Server que fica hospedado nos datacenters deles. Na verdade o que ela oferece é nuvem pública para os serviços de e-mail com base no Microsoft Exchange. Possuo (ou melhor, possuía pois acabo de desprovisionar) essa solução de e-mail que é bem
limitada pois oferece, no plano mais básico, (Plano Lite quando eu adquiri) apenas 5GB de mailbox e um limite de até 5 contas/mailbox.
O valor praticado hoje é caro pois entrega apenas e-mail, contra uma solução completa que inclui SharePoint, Office Web Apps, Lync e Office Pro Plus do Office 365 – Microsoft. Outra desvantagem é que o plano Lite não entrega contatos, agenda nem pastas o que castra ainda mais o serviço oferecido pela Locaweb. No Office 365, mesmo o pacote mais básico da Microsoft (P1) voltados para pequenas empresas entrega os Iguais 25GB de caixa postal como nos planos mais completos para grandes organizações (E3 e E4) e comporta até 50 usuários.
Até aqui estamos falando de serviços e planos, porque quando entramos na questão de alta disponibilidade e integridade de serviço a coisa fica realmente muito séria para a Locaweb que (e eu posso dizer isso com propriedade sem caracterizar-se ataque pois fui cliente por muito tempo e comprovei isso durante esse tempo de serviço contratado) viveu em constantes períodos de manutenções preventivas chegando ao absurdo de ocorrer 4 manutenções semanais! no serviço de e-mail deles (tenho todos os e-mails enviados com aviso de manutenção corretiva e preventiva). Ou seja: SLA de 99,99% sob o formato de suporte 24/7 só a Microsoft mesmo.
Bom… vamos ao que interessa! Desenvolvi dois vídeo-tutoriais (parte 1 e parte 2) que ensinam a migrar completamente ambientes que estão no Exchange Online hospedado da Locaweb para o Office 365 da Microsoft. Preparados?
Espero que ajude vocês.