Ícone do site CooperaTI

[MySQL] – Utilizando os metadados do information_schema


Bom pessoal, neste post vou falar um pouco sobre algumas informações que ajudam o dia-a-dia de um DBA MySQL utilizando os Metadados do MySQL mais precisamente o information_schema. O information_schema é a estrutura de dicionário de dados utilizada pelo MySQL, nisso está estrutura provém informações referente a quaisquer objetos que estão relacionados neste banco de dados. Podemos extrair desta estrutura informações como privilégios de usuários, nomes de procedimentos armazenados e funções de um determinado schema. Bom chega de teoria vamos a prática.

O Comando abaixo, verifica os privilégios atribuídos a um usuário no MySQL:


➤ Conheça nosso programa de assinatura: https://cursos.bernardes.com.br/bexpert-cooperati


 


O Comando abaixo, verifica os nomes das tabelas de um determinado esquema(schema) e o tipo de tabela no MySQL:


O Comando abaixo, verifica as sessões que estão em execução e em espera no MySQL:


O Comando abaixo, verifica os esquemas(schemas) existentes no MySQL:


O Comando abaixo, verifica o nome de um esquema(schema), tamanho deste esquema(schema) em megabytes e espaço livre no MySQL:


O Comando abaixo, verifica o collation e character-set utilizado pelos esquemas(schemas) do MySQL:


Também podemos utilizar funções fornecidas pelo MySQL que consultam as informações do information_schema. Segue abaixo algumas delas abaixo:



Agora vem o plus deste Post. Para facilitar você leitor e DBA MySQL investi um pouco do meu tempo para desenvolver um procedimento armazenado no MySQL para facilitar a visualização de informações de objetos pertencentes a um banco de dados armazenado no MySQL e seus objetos.
Como os Scripts já estão prontos , vou demostrar como fazer para utiliza-los , primeiro passo será conectar no MySQL , o segundo passo é selecionar o schema do “mysql” e por ultimo executarmos o script de PL/MySQL em nosso banco de dados.



Como são dois scripts você terá que executar um de cada vez para depois utiliza-lo.
Agora vou demonstrar a utilização do script que passa como parâmetro o nome da base de dados que vamos precisar tirar o relatório , veja abaixo:


Agora o segundo script  tira um relatório de todos os esquemas(schemas) do seu banco de dados MySQL  com exceção dos esquemas(schemas) de gerenciamento do SGBD que no caso é o “information_schema”, “mysql”, “performace_schema”. Agora para executar este script não é necessário nenhuma passagem de parâmetro, pois o procedimento faz a seleção dos esquemas (schemas) que precisaram fazer o relátorio com base nos esquemas(schemas) relacionado na tabela “schemata” do “information_schema”.


Segue abaixo, o link para download dos scripts:
http://sdrv.ms/PcsdR2
Bom pessoal, que estes procedimentos armazenados e dicas possam ajudar melhor a cada um no gerenciamento do seu banco de dados MySQL, assim podendo estimar informações e obter estatísticas com base em dados do próprio SGBD. Qualquer dúvida sobre o Post estarei disponível para ajudar. Que a Graça e Paz estejam com todos vocês.

Sair da versão mobile