Aluno destaque do curso CooperaTI: Renato Vieira Machado

O Renato é aluno do curso MCSA em Windows Server e está se destacando na turma por aplicar tudo o que está aprendendo na prática e bem rápido!

Ele está no Uruguai e está aproveitando a chance de realizar um treinamento totalmente online e prático com a equipe do CooperaTI.

Abaixo segue a entrevista que fizemos com ele. Essa também é uma forma de o cooperaTI homenagear o empenho do Renato em aprender a matéria ensinada pelo nosso mestre Carlos Lauff.

la foto

Nome: Renato Vieira Machado

Email: [email protected]

Telefone (Uruguai): 598 9394-4225

 

 

1. Porque você está realizando o curso MCSA em Windows Server?

Sempre fui autodidata no que se refere a Tecnologia da Informação, nunca trabalhei diretamente com TI até 5 anos atrás quando recebi uma proposta para gerenciar o departamento de TI em um Banco Privado no Uruguai. Essa foi minha primeira “Escola” em informática, e posso garantir que foi a maneira mais difícil. Os anos passaram, ganhei muita experiência e conhecimento. Porém, ao principio de 2012 começei um projeto para iniciar uma empresa de serviços em TI e entre milhares de conversas com meu sócio, percebi a necessidade de me capacitar formalmente e o curso MSCA e Certificação era o caminho por onde começar, por englobar conhecimentos em infra-estrutura e de base sólida de rede, além de um conteúdo extenso e completo em matéria de Windows Server,  todas as suas tecnologias e conhecimentos administrativos das mesmas.

2. Como você aceitou a possibilidade de fazer um curso online? Estava desconfiado?

Quando meu sócio Carlos Fuentes, antigo conhecido da CooperaTI, me apresentou o curso MCSA não presencial, foi uma decisão imediata. Porque atualmente não vivo no Brasil, logo não poderia atender a um curso presencial e principalmente porque aqui no Uruguai não se encontra cursos com os mesmos níveis de conteúdos e profissionais tão reconhecidos como é o caso dos cursos CooperaTI.

Em nenhum momento fiquei desconfiado ou inseguro, afinal de contas o que é necessário para um curso de tecnologia da informação? O direcionamento do instrutor e um laboratório para a prática, e ambos itens estão inteiramente contemplados no formato do curso online da CooperaTI.

3. E agora que está perto de se formar, pode nos dizer como foi a experiência de realizar um curso totalmente online?

Falando sinceramente aos que estão lendo essa matéria. Durante todo o curso me senti foi como se estivesse em classe. Não senti falta de nenhum aspecto por se tratar de um curso não presencial. Fiz uma piada em uma das primeiras aulas, e penso ser válida compartir: “Fazer um curso MCSA, acompanhado de sopinha quentinha feita por minha querida esposa: -Não tem preço!”

4. Está aplicando os conhecimentos na prática, em seus laboratórios de testes ou trabalho?

Quase todo conhecimento obtido no curso, imediatamente realizava testes e sua consequente aplicação em meu ambiente de trabalho. Foi uma verdadeira revolução e meus usuários perceberam as melhoras e alterações realizadas.

5. Está pensando em se certificar?

Com certeza a Certificação é o próximo passo.

6. Quer deixar uma mensagem para os que estão começando a estudar o Windows Server agora?

Não se assuste com a quantidade de informações! É imensa e parece infinita, mas com prática, aplicação e estudo você aprende tudo! Dê muita importancia ao conhecimento de base; assuntos que seguem parecerão “naturais” se você tiver uma base sólida. Procurem entender o conceito de como tal tecnologia funciona e não qual botão apertar. E por último, estude, estude, pratique e pratique, e seja CURIOSO!

Obrigado Renato! Desejamos sucesso em sua carreira!

Share

    Comments

    1. Meus parabéns Renato.
      Continue assim, pessoas como você que procuram sempre aprender e buscam cada vez mais uma base sólida é que fazem ser professor uma atividade compensadora.
      Logo logo estará certificado e quem sabe até ensinando :-).
      Abraços.

    2. Lindo depoimento… li três vezes porque tá bom mesmo.
      Parabens Renato Vieira Machado, desejo todo sucesso.
      Tenho certeza que os Exames vão ser fáceis ao longo do Curso CooperaTI.

    3. Parabéns Rafael pela iniciativa da entrevista e parabéns ao Renato pelo depoimento e pela dedicação.
      Estou com quase o mesmo problema que o Renato no Uruguai, infelizmente não tem escolas com bons profissionais na região onde moro, e é inviável no momento me deslocar para cidades como São Paulo ou Rio para fazer um treinamento decente.
      Estou iniciando um treinamento de MCITP server 2008 R2 presencial e não estou muito confiante.
      Como tenho muito a perder se desistir, pretendo estudar mais esta opção de treinamento não presencial.
      Tenho acompanhando a evolução da COOPERATI e me empolgando cada vez mais com a profissão.
      Parabéns a toda equipe !
      Continuem com este ótimo trabalho, inspirando cada vez mais os profissionais da área a serem mais “profissionais”
      Abraços !

    4. Opa, pessoal!
      Além do Renato, também quero congratular todos os demais participantes dessa turma. Realmente, o pessoal todo é de primeiro time. Nossos encontros eu nem costumo chamar de aulas, eu prefiro chamar de reuniões. É muito bom acompanhar a evolução de cada um e evoluir junto – pois essa é uma imensa oportunidade que vocês me dão de solidificar meu próprio aprendizado, cada vez mais incrementado pela experiência profissional do dia a dia que todos acrescentam em nossas reuniões.
      Deixo aqui meus sinceros agradecimentos a todos que offline ou online fazem parte desta primeira turma. Em especial aos já amigos Alexandre Luiz, Carlos Fuentes, Daniel, Fabio Júnio, Luis Veiga e ao Renato.
      Agora chega de rasgação de seda que mais tarde tem reunião!
      Abs.

    5. Muito boa a entrevista. O Cooperati esta realmente de parabens pela iniciativa dos cursos em ead. O pessoal aqui é fera e é um grande prazer aprender com eles.

    6. Muito bacana esse feedback, já motiva quem quer fazer o curso também.
      Rafael, no CooperaTI vocês anunciam 02 cursos, este: https://cooperati.wpengine.com/2012/05/25/curso-promocional-windows-server-mcsa/, e este aqui: https://cooperati.wpengine.com/2012/10/16/cursos-cooperati-e-infobusiness/. Qual a diferença? Porque de valor eu sei que é bem grande…rs Obrigado

      • Márcio,
        Como o próprio link diz: CURSO PROMOCIONAL!
        Foi um teste que fizemos para saber qual seria a aceitação do curso online no mercado.
        Deu tudo tão certo que partimos já para a formação do server 2012.
        O curso em parceria com a Info Business é superior em vários aspectos, principalmente por ser “OFICIAL” Microsoft.

    7. Parabéns Renato ! Grande colega de curso.
      O interessante tambem é que aprendemos com os próprios colegas de curso, compartilhamos problemas, soluções e piadas no dia a dia de TI.
      O professor também merece muito destaque aqui, pois se estamos fazendo as coisas de TI funcionarem na empresa é devido a confiança que o Lauff nos passa em seus ensinamentos !
      Às vezes queremos fazer alguma mudança de TI na empresa, alguma implementação nova daí discutimos isso na sala de aula, ae o Lauff nos encoraja a fazer.
      Parabéns Renato e tambem a todos os colegas da turma.
      Parabéns Lauff
      Parabéns CooperaTI.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: