Olá pessoal,
Recentemente tive um problema muito estranho relacionado a Free/Busy em um ambiente de Exchange Server Híbrido. Usuários que estavam no Exchange Online enxergavam a disponibilidade de apenas alguns usuários que estavam no ambiente On-Premise.
Com isto comecei o Troubleshoot analisando da seguinte forma:
Free/Busy
Procedimentos para tentar a resolução do problema:
-Get-OrganizationRelationiship | fl no ambiente On-Premise
-Get-OrganizationRelationiship | fl no ambiente Online
-Comparação de atributos dos usuários através do LDP.exe
-Get-FederationInformation | fl no ambiente On-Premise
-Get-FederationInformation | fl no ambiente OnLine
-Get-Mailbox –Identity <User que nao funciona> | fl
-Get-Mailbox –Identity <User que funciona> | fl
-Mover os dois usuários para a mesma Database
-Utilizar o EXTRA para analisar conectividade no CAS
Após várias análises percebi que o usuário do Exchange Online não estava conseguindo alcançar o servidor de CAS corretamente, mesmo todos os testes de Autodiscover funcionando corretamente.
Para resolver o problema basta setar o parâmetro –TargetSharingEpr.
O parâmetro TargetSharingEpr especifica a URL dos Serviços Web do Exchange de destino da organização externa. Se o parâmetro TargetSharingEpr for usado, o Exchange sempre usará essa URL para chegar ao servidor de Client Access e não usará as informações do parâmetro TargetAutoDiscoverURL para localizar o servidor de Client Access.
O comando utilizado para a correção do problema é:
Set-OrganizationRelationShip -Identity “Nome da Relação de Organização” -TargetSharingEpr https://autodiscover.empresa.com.br/EWS/Exchange.asmx
Para saber o “Identity” da Relação de Organização basta utilizar o comando Get-OrganizationRelationShip.
Espero que sirva para outros consultores e administradores que tenham o mesmo problema.
Até a próxima,
Diogo Heringer