Olá pessoal,
Após excluir um usuário que tenha Mailbox do Office 365, por padrão, ele irá ficar num período de retenção de 30 dias onde temos a opção de “Restaurar” este usuário através do Portal do Office 365.
Ao excluir um usuário e criar outro com o mesmo nome podemos ter problemas na hora de configurar o Outlook do usuário novo utilizando o Autodiscover, pois ele ainda tentará localizar o objeto que está na lixeira causando conflito e implicando na não configuração do Outlook.
Para resolver este problema eu juntamente com a Sara Barbosa removemos o usuário permanentemente do Office 365, sem ter que esperar o período de retenção para que ele expire.
Para forçar esta exclusão vamos seguir os seguintes passos:
1 – Conectar no Tenant do Office 365:
$livecred = Get-Credential
Connect-MsolService -Credential $livecred
$Session = New-PSSession -ConfigurationName Microsoft.Exchange –ConnectionUri https://ps.outlook.com/powershell/ -Credential $LiveCred -Authentication Basic -AllowRedirection
Import-PSSession $Session
2 – Executar o comando abaixo para obter o “ObjectID” do usuário:
Get-MsolUser -ReturnDeletedUsers | fl UserPrincipalName,ObjectID
3 – Com o “ObjectID” vamos fazer a remoção permanente do usuário do Office 365:
Remove-MsolUser -RemoveFromRecycleBin –ObjectId [ObjectId]
4 – Pronto! Agora com o usuário removido permanente do Tenant do Office365 o autodiscover do Outlook irá funcionar normalmente! Com isso aprendemos a resolver dois problemas com apenas alguns comandos de PowerShell!
Até a próxima,
Diogo Heringer