Demonstração: Hyper-V Replica
Como prometido, aí está! A demonstração do Hyper-V Replica!
Vida Longa e Próspera! Eu sou o Rafael, um empreendedor em TI com uma vontade louca de transformar profissionais de TI em vencedores! Tenho todas as principais certificações técnicas que preciso e também sou premiado pela Microsoft como MVP (Most Valuable Professional) por 7 anos! Depois dá uma olhadinha na minha página do Facebook, fb.com/bernardes.rafael, lá eu realizo Lives todos os dias!
Muito bom Rafael! Esse recurso é excelente mesmo! O mais difícil é o preparo conforme explica no seu post anterior. Mas vale muito a pena! Show!
Abraços
“Muito Bom”
Qual a diferença?
Hyper-V Replica x Cluster-Hyper-V ?
Não posso considerar a Replica como Backup?
Sei que são coisas diferente para fins diferentes, mais quando me perguntam ainda não sei dar uma justificativa correta para ambos.
Poderia ter uma VideoCast ou PodCast sobre o assunto..srs
Muito obrigado,
A sua pergunte é muito boa!
Hyper-V réplica pode ser considerada uma solução de “site backup” ou “disaster recovery”. Mas ela não é backup, pois não guarda, por exemplo, uma ano de modificações e versões das VMs. Backup tem a característica de armazenar várias versões em alguma mídia externa e registar tudo em banco de dados. O Hyper-V replica pode ser considerado como redundância não automática.
Já o cluster de failover é diferente, pois é a alta disponibilidade dos servidores e serviços. Se um servidor parar, os serviços são imediatamente provisionados (no mesmo estado) em outro servidor. O cluster de fail over usa uma base de dados centralizada, ou seja, todos os servidores tem acesso aos mesmos dados dos serviços configurados em alta disponibilidade. O Hyper-V replica tem somente uma cópia dos dados, que pode ter diferença de minutos, horas ou dias.
E o ponto principal: Hyper-V replica é somente entre dois servidores.
Cluster de fail over pode ter até 64 servidores e o backup em sí pode proteger inúmeros.
Sacou?
Eu Adorei a explicação,
-Rápida
-Objetiva
-Fácil entendimento
muito obrigado pela retorno e o site está de parabéns.
Abs,
Boa tarde,
Essa função está presente no Hyper-V Server 2012?
Eu instalei ele em um ML150 e estou administrando com Gerenciador Hyper-V versão 6.1.7601 no Windos 7 e não achei a opção de replica.
Bruno, segundo informações oficiais, SIM!
EU ainda não testei, mas fica um link para você:
http://blogs.technet.com/b/keithmayer/archive/2012/10/05/automate-disaster-recovery-plan-with-windows-server-2012-hyper-v-replica-and-powershell-3-0.aspx#.UH87I8WOkeo
Olá Rafael,
Muito bom esse artigo simples e objetivo, e todos os outros artigos também! Abriu minha mente para um projeto da faculdade, vou usar o Hyper-V e a Replica funcionando como Failover e Failover IP, rodando a aplicação OwnCloud, onde minha ideia é ter uma redundância da aplicação, legal é que eu posso virtualizar o FreeNAS no Hyper-V fazendo com que ele grave os dados da aplicação em um terceiro servidor funcionando como storage, caso o FreeNAS venha a apresentar algum problema a Replica assume, muito bom mesmo!
Abs!!
Isso aí! Pegou a ideia e decolou. Parabéns!
Ps.: Cuidado com o FreeNAS virtualizado no Hyper-V, nas versões anteriores tinha um bug da placa de rede. Tem que fazer algumas alterações no FreeNAS por Shell para ficar legal.
Muito Obrigado Rafael, faltam professores que nem você! Vou ler mais sobre FreeNAS no Hyper-V, abraço!
Rafael, boa tarde…!
Existe alguma configuração de réplica automática?
Por exemplo, para ele replicas as informações de “x” em “x” tempo?
E o que ele replica, são só as alterações, ou faria a replicação da máquina inteira?!
Obrigado!
To sempre pegando informações aqui no seu site!
Sempre muito útil! Informações precisas e objetivas!
PS: Já contribui na “vakinha!”
Opa! Obrigado por acompanhar e por colaborar com a vakinha!
O Hyper-V réplica pode ser configurado exatamente da forma que falou. E só copia as alterações sim!
Só em configurar no default ele já fará 2 cópias por dia. Mas pode facilmente alterar isso.