Monitoramento de trafego de rede com EtherApe
Esse semana eu estava com um enorme problema na minha rede, meu trafego tanto de entrada como de saida estava no limite o tempo todo, podia ser um virus, um trojan.. qualquer coisa… mas como eu iria identificar rapidamente de onde estava indo, para onde estava indo, e qual porta estava usando? Bom, existem logs que podemos ler, sniffers que podemos fazer entre outras coisas, porem uma maneira rápida que te da uma visão geral da rede é usando o programa EtherApe, um monitor de atividade de rede com gráfico baseado em Gnome, muito simples e objetivo.
O site do programa é http://etherape.sourceforge.net/
Para instalar no CentOS precisamos adicionar o rpmforge tutorial no link: http://goo.gl/kuW1t
Depois de deixar nosso “cachorro amarelo boladão” turbinado é so abrir o terminal e digitar:
# yum install etherape -y
Já no Debian like não precisa de muita coisa, só digirar no terminal como root:
#apt-get install etherape
Pronto, ta instalado.
Agora vá no menu Aplicações > Ferramentas do Sistema > EtherApe
Clicando em “Start” já começa a capturar.
Para modificar a interface monitorada, clique no menu Capture > interfaces e selecione a interface que quer monitorar.
Há também como criar filtros para monitoramentos, caso queria monitorar uma rede ou host especifico, para isso basta clicar na opção “Pref.” e editar o campo Capture filter
Para conhecer a sintaxe correta do filto podemos consultar a man page do pcap-filter ou ir na pagina do tcpdump: http://www.tcpdump.org/
No botão “Prot.”, temos um resumo dos protocolos trafegados
Esse artigo foi escrito pelo noss amigo e colaborador Rodrigo Ramos, que passou a gostar de Linux e agora defende o Open Source .
Bio: Analista de Suporte, curioso e apaixonado pela profissão. Estou descobrindo o universo livre e cada dia ficando mais envolvido. Nas horas vagas fico brincando de levantar VMs para testar novos programas sempre em CentOS.
Não esqueça de assinar e recomendar nosso Portal.