Ícone do site CooperaTI

Office Professional Plus (Software Assurance X SaaS)

346516546845

Em meus Webcasts e vídeocasts de Office 365 em que tenho falado sobre o modelo de licenciamento SaaS (Software As Service – Software Sobre um Serviço), tenho explicado bastante como isso apresenta-se no Microsoft Office 2010 Professional Plus do Office 365 e no Pro Plus adquirido sob um modelo de licenciamento por volume (Software Assurance).

Quando o Office 365 foi lançado aqui no Brasil, entendia-se que este novo conceito de modelo de licenciamento parecia-nos estranho e um tanto diferente para profissionais e empresas acostumados a adquirir suas caixinhas e mídias FPP ou adotar Software Assurance, mas agora este cenário vem tornando-se cada vez mais conhecido e difundido nas organizações com a chegada das soluções em nuvem e seus próprios conceitos “A nuvem nos seus Termos”.


➤ Conheça nosso programa de assinatura: https://cursos.bernardes.com.br/bexpert-cooperati


 

Ainda assim tenho recebido diversas dúvidas e questionamentos  justamente sobre isso por e-mail, IM, comentários de posts, threads no Microsoft Answers e Microsoft TechNet, etc. Para que eu consiga a ajudar vocês de forma mais abrangente e didática a fazer de forma com que se entenda que Office Professional Plus – Software Assurance é diferente de Office Professional Plus – Office 365/SaaS em termos de INSTALAÇÃO e CONFIGURAÇÃO (pois em termos de modelo de licenciamento, hoje isso está finalmente mais claro), aqui vai minha explicação em imagens:

Perceberam que os termos Assinatura e Microsoft Online Services são usadas à todo momento em algumas etapas de instalação do Office 2010 Professional Plus para clients Desktop?

Perceberam que em uma das etapas é necessário autenticação com credenciais de Microsoft Online Services/Office 365 válidas? Outra coisa: cadê a etapa de Wizard default nas instalações de Office que solicita a chave de ativação do produto (product key)? Se você notou esta troca na forma como se instala o Office Professional Plus acabou de identificar e entender aonde o SaaS age e como essa forma de licenciamento funciona.

É importante eu lembrar que tanto as versões de Office FPP/Software Assurance quanto SaaS possuem o mesmo nível de integração com a solução Office 365 (Presença de Lync, funções de arquivos em bibliotecas de documentos compartilhados no SharePoint, integração com Exchange, etc.)

Resumindo: em implantações de Office 365 que contemplem Office Professional Plus (Planos E3 e E4) você terá o binário próprio para este tipo de implantação. Isso responde muitas dúvidas que me tem chego do tipo:

Eu já tenho Office Professional Plus / Office Professional no meu ambiente, se eu instalar o Pro Plus do Office 365 vou perder a licença?

 

Naturalmente é aconselhável a desinstalação da sua solução FPP / Software Assurance do seu ambiente de clients para que as licenças voltem a ficar disponíveis para reativação DO MESMO SOFTWARE/MÍDIA NA MESMA MÁQUINA caso haja necessidade de um rollback de versão. Como o produto está atrelado à assinatura, fica claro então concluirmos que seus aplicativos Office estarão ativados e funcionais enquanto sua assinatura de Office 365 estiver ativa.

Semana que vem, discutiremos sobre o Office 365 Desktop Setup que vem completar esse assunto de instalação do módulo para clients em implantações para ambientes de Office 365.

Abraço!

Sair da versão mobile