Office Professional Plus (Software Assurance X SaaS)

346516546845

Em meus Webcasts e vídeocasts de Office 365 em que tenho falado sobre o modelo de licenciamento SaaS (Software As Service – Software Sobre um Serviço), tenho explicado bastante como isso apresenta-se no Microsoft Office 2010 Professional Plus do Office 365 e no Pro Plus adquirido sob um modelo de licenciamento por volume (Software Assurance).

Quando o Office 365 foi lançado aqui no Brasil, entendia-se que este novo conceito de modelo de licenciamento parecia-nos estranho e um tanto diferente para profissionais e empresas acostumados a adquirir suas caixinhas e mídias FPP ou adotar Software Assurance, mas agora este cenário vem tornando-se cada vez mais conhecido e difundido nas organizações com a chegada das soluções em nuvem e seus próprios conceitos “A nuvem nos seus Termos”.

Ainda assim tenho recebido diversas dúvidas e questionamentos  justamente sobre isso por e-mail, IM, comentários de posts, threads no Microsoft Answers e Microsoft TechNet, etc. Para que eu consiga a ajudar vocês de forma mais abrangente e didática a fazer de forma com que se entenda que Office Professional Plus – Software Assurance é diferente de Office Professional Plus – Office 365/SaaS em termos de INSTALAÇÃO e CONFIGURAÇÃO (pois em termos de modelo de licenciamento, hoje isso está finalmente mais claro), aqui vai minha explicação em imagens:

1

2

3

5

4

Perceberam que os termos Assinatura e Microsoft Online Services são usadas à todo momento em algumas etapas de instalação do Office 2010 Professional Plus para clients Desktop?

Perceberam que em uma das etapas é necessário autenticação com credenciais de Microsoft Online Services/Office 365 válidas? Outra coisa: cadê a etapa de Wizard default nas instalações de Office que solicita a chave de ativação do produto (product key)? Se você notou esta troca na forma como se instala o Office Professional Plus acabou de identificar e entender aonde o SaaS age e como essa forma de licenciamento funciona.

É importante eu lembrar que tanto as versões de Office FPP/Software Assurance quanto SaaS possuem o mesmo nível de integração com a solução Office 365 (Presença de Lync, funções de arquivos em bibliotecas de documentos compartilhados no SharePoint, integração com Exchange, etc.)

Resumindo: em implantações de Office 365 que contemplem Office Professional Plus (Planos E3 e E4) você terá o binário próprio para este tipo de implantação. Isso responde muitas dúvidas que me tem chego do tipo:

Eu já tenho Office Professional Plus / Office Professional no meu ambiente, se eu instalar o Pro Plus do Office 365 vou perder a licença?

 

Naturalmente é aconselhável a desinstalação da sua solução FPP / Software Assurance do seu ambiente de clients para que as licenças voltem a ficar disponíveis para reativação DO MESMO SOFTWARE/MÍDIA NA MESMA MÁQUINA caso haja necessidade de um rollback de versão. Como o produto está atrelado à assinatura, fica claro então concluirmos que seus aplicativos Office estarão ativados e funcionais enquanto sua assinatura de Office 365 estiver ativa.

Semana que vem, discutiremos sobre o Office 365 Desktop Setup que vem completar esse assunto de instalação do módulo para clients em implantações para ambientes de Office 365.

Abraço!

Share

    Comments

    1. Cassemiro, o cliente argumentou que no modelo SaaS teria um “custo” eterno do software, que a longo prazo, tornaria a solução “cara”. Diferente do licencimento SA. O que eu posso argumentar com meu cliente? HEEELLPPP!! srsr

      • Bruno,
        Realmente não é mais barato. Mas ninguém do CooperaTI te disse que seria 😉
        Todos tem essa ideia que por ser online ou como serviço é necessariamente mais barato. Mas no caso do Office 365, ele é mais caro a longo prazo.
        A principal vantagem é a segurança, pois está em um ambiente que é praticamente impossível de qualquer empresa manter. Muitos Datacenters, Links de 30Gbps, etc.
        Acontece que para algumas empresas, o risco de ficar sem email por algumas horas é aceitável. Mas se você colocar no papel o custo de implementação e manutenção de um ambiente altamente redundante, vai perceber que existem outros custos além do licenciamento.

      • Olá Bruno,
        Tudo bom?
        Só tive tempo de ler seu comentário apenas hoje (20/06), mas fico despreocupado pois nosso amigo Rafael Bernardes e o competente time do CooperaTI não deixa nada escapar do radar.
        Vamos lá…
        U$ 9.549,00 (R$ 19.520,00) por 10 licenças SA/volume de Office Professional Plus 2010 (simulação realizada no site Microsoft Volume licencing – http://www.microsoft.com/licensing/MLA/).
        U$ 20,00 por usuário/mês no modelo de licenciamento SaaS do Office 365. Totaliza-se U$ 200,00 (R$ 480,00)/ mês.
        A curto prazo, é indiscutível o baixo custo do Office 365. Mas a médio/longo prazo, o modelo SaaS levaria aproximadamente 4 anos…
        Questão de uma análise feita com bastante carinho Bruno. Em 4 anos seu software FPP/SA já estaria obsoleto pelas novas versões que são lançadas. Com o Office 365 a versão mais recente te é entregue com direito de atualização sem custo adicional. Isso sem contar que no SaaS do Office 365 você tem: Exchange Online, Lync Online e SharePoint Online pelos mesmos U$ 20,00 por usuário mês. Aonde o FPP/SA vai te oferecer isso? rsrs. O legal é você fazer um inventário de software, levantas as necessidades da sua empresa para identificar o melhor modelo. Mas nem de longe o médio/longo prazo inviabiliza as vantagens do Office 365 se comparados com as vantagens da solução.
        Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida poste aqui novamente.

    2. Perfeito, Rafael! obrigado!

    3. Trabalho em uma empresa que é cliente Office 365 (Planos Quiosk, Exchange Online Plano 1 e Lync Online plano 2 migrados do BPOS) e também possui licenças do Office Professional Plus com o Software Assurance. Estou pesquisando qual modelo seria mais vantajoso se eu tiver que adquirir mais licenças. Eu poderia por exemplo adquirir licenças via Office 365 para os usuários que possuem o Exchange Online Plano 1 (pois de qualquer maneira farão uso do MS Outlook 2010) e encaminhar as licenças FPP/SA que irão sobrar para outros usuário.
      Em termos financeiros a a médio prazo, haveria alguma vantagem econômica no modelo SaaS?

      • Olá Anderson!
        Tudo bom?
        Obrigado por comentar aqui no portal CooperaTI. O Plano P1 não contempla Office Professional Plus tá? Apenas os Planos Enterprise (E3 e E4). Como alternativa para estes usuários de planos que não contemplam o Office Professional Plus, para a solução de e-mail, o Office 365 disponibiliza o OWA – Outlook Web App/ Outlook Web Access. O OWA oferece toda a experiência rica do seu gerenciador de e-mails, calendários, tarefas, etc. em uma interface web utilizando o browser. Nada impede de que você adquira qualquer outra versão de Office (Professional, Home & Business…) sob uma forma de licenciamento diferente do SaaS (volume, FPP/SA…) para trabalhar com seu Outlook Online porque elas funcionam perfeitamente integradas à toda a plataforma. A vantagem econômica no modelo SaaS é bastante evidente quando se trata de ambientes com muitas licenças. vai depender de quantas licenças você usa na sua empresa. Minha sujestão: faça uma análise dos usuários que precisam usar Office Applications Desktop, realize um inventário de software para levantar o total de licenças de Office (FPP, volume, SA…) que você tem hoje no seu parque e verifique se, para os usuários com conta de Exchange Online – Office 365, o OWA satisfaz as necessidades de negócio. Caso falte licença de Office e tenha usuários precisando utilizar Outlook e demais aplicativos recomendo a troca do seu plano P1 para um E3. Desta forma, toda conta de usuário tem direito a até 5 instalações (de um mesmo ID) de Office Professional Plus 2010. Faça uma comparação de quanto gastaria para suprir essas licenças adotando o modelo de licenciamento por volume em contraposto à mensalidade de uma licença usuário/mês do plano E3 de Office 365. Se sobram licenças SA, FPP… na sua organização, então aconselho permanecer com seu plano P1 no Office 365 e intrgrar os pacotes ao serviço.
        Espero ter ajudado, para mais informações sobre Office 365 visite http://www.mauriciocassemiro.com
        Qualquer dúvida volte a postar meu caro!

    4. Em tempo:
      Parabéns a equipe pelo site, muito bom e conteudo pra lá de interessante.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: