A base está na nuvem. E agora?

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Na semana passada eu postei um artigo que tratava sobre a importância de manter estações e aplicativos clients atualizados em ambientes de Office 365. Esta semana eu gostaria de discutir uma outra questão que temos como administradores de mensageria, portais colaborativos e comunicações unificadas: a nuvem.

Ao longo dos últimos anos, a nuvem trouxe uma série de cenários para os profissionais de TI. Para alguns profissionais, trouxe na bagagem mais uma dor de cabeça e, para outros, grandes oportunidades. No espaço de mensagens e colaboração, vimos a evolução de pequenos serviços hospedados, o surgimento de sistemas completos e gerenciáveis como Exchange Online, BPOS e agora o Office 365. Adicionando a virtualização neste processo de evolução, agora temos a “nuvem privada”. Então, o que significa tudo isso? Onde estamos indo? E como é que vamos lidar com isso?
O que significa tudo isso?
Estamos sempre muito ocupados, muuito ocupados! E tempo em nossas vidas, que deveria ser solção, é um problema que parece nunca ir embora. O principal desafio com a virtualização, a nuvem e a “nuvem privada” é que há muito mais coisas para administrar.
Como tratar certas implementações e proporcionar maior benefício em diferentes aplicações? Para as empresas menores uma única solução geralmente pode satisfazer todos os requisitos, no entanto, em grandes organizações, entidades empresariais diferentes podem ter diferentes necessidades e o custo total de propriedade podem ditar uma solução sobre a outra. Um grupo de mensagens único em uma empresa pode acabar com a gestão de sistemas de mensagens através de múltiplas plataformas e métodos de implantação variados. Dependendo dos requisitos, você pode acabar com um local de infra-estrutura do Exchange 2007, uma implementação em nuvem privada do Exchange 2010, um número de utilizadores que subscrevam Office 365 e ainda um outro grupo apoiado por uma solução barata de e-mail com funcionalidades básicas.
Onde estamos indo?
A caminho da simplificação … Ok, isso foi uma ilusão, de certa forma. A virtualização está aqui para ficar, os seus benefícios são bastante evidentes, tanto na utilização de recursos quanto na continuidade dos negócios. A nuvem foi desenvolvida como um esforço para capitalizar as maiores eficiências do ponto de vista comercial. Este fator tem sido ótimo porque permite que empresas menores, com menos recursos desfrutar dos benefícios de uma infra-estrutura de mensagens na organização. Um argumento muito válido é que, como uma empresa que nunca entrou em negócios de TI, outsourcing ou out-tasking permite que as empresas se concentrem em suas competências essenciais. A fim de continuar a evoluir tecnologias da nuvem vão ter a aliviar algumas das principais preocupações.
O objetivo de qualquer implantação em nuvem é fornecer segurança e confiabilidade em serviços sob demanda, o futuro de ambientes de nuvem depende da capacidade de atender a esses objetivos simples. No futuro vamos ver implementações simplificadas e uma estrutura permitindo que múltiplos serviços funcionem no mesmo pool de recursos fluindo livremente de um conjunto de recursos para outro de forma independente.
Como gerenciar isso?
A chave para o sucesso em qualquer aspecto da TI é a simplificação. Nós nem sempre temos a opção de fornecer um ambiente unificado, o que temos é a capacidade de controlar a sua concepção e funcionamento. Para tanto é preciso manter os seguintes itens em prioridade:

  1. Padronização do método de entrega, os processos, políticas e especificações devem permanecer os mesmos (ou o mais próximo possível). Se você não pode controlar quais os sistemas que você usa, controlar o modo como são utilizados é estabelecer um padrão único.
  2. Preparação – Entender o que está disponível e o que vem antes do negócio trazer resultados para você.
  3. Evolução – O surgimento de tecnologias de nuvem despertou a curiosidade de muitos administradores para saberem onde isso iriam levá-los. “Se não há nenhuma infra-estrutura para gerenciar, o que faremos agora?” foi o primeiro tipo de preocupação que surgiu. Se concentrar em obter os melhores resultados de seu provedor que deverá oferecer o melhor serviço para sua empresa. Serviços de mensagens totalmente migrados para a nuvem deixam os administradores de TI para gerenciar o relacionamento e gerenciar as expectativas. Eu me atrevo a simplificar um pouco e dizer que ainda haverão pessoal de TI envolvidos, mas com alterações de funções.
  4. Entrega – Foco na qualidade do serviço prestado, seu desempenho e sua disponibilidade. Ter as ferramentas adequadas e métricas para garantir a satisfação do usuário torna-se crucial para seu sucesso.

A evolução da nuvem em mensagens e ambientes de colaboração definitivamente teve um impacto de como projetar, implantar e prestar serviços e acreditem: estamos apenas no começo dessa grande revolução…
Como tem sido sua experiência com a nuvem no ambiente de mensagens,comunicações unificadas e colaboração? Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.

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