Utilizando WordPress como base de conhecimentos
Depois de muito buscar uma ferramenta para base de conhecimentos, que atendesse os quesitos simplicidade e versatilidade, pensei na ideia de utilizar um sistema de blog para postar as soluções de problemas do dia-a-dia e compartilhar de forma restrita a minha equipe, logo veio em mente WordPress, porem não agradei da apresentação das informações com isso busquei um tema que tivesse o layout de uma costumeira base de conhecimentos, bom chega de historinha e vamos ao que interessa.
Neste post não vou apresentar a instalação,configuração e bem como o uso do Word Press por ter uma infinita gama de materiais na internet.
Então com o seu WordPress instalado, será necessário adquirir o Tema que vai dar esta cara a sua base de conhecimentos
Você pode comprar o tema neste site http://13styles.com/themes/knowpress/ e custa $27,00, porem compensa o investimento.
Depois de adquiri-lo basta instalar o tema, pelo próprio WordPress você pode fazer isto, vá até a administração do seu blog clique no menu lateral Aparência->Temas e na aba Instalar Temas selecione o arquivo do tema e clique em Instalar Agora.
Após a instalação do tema, será necessário ativa-lo como padrão, não sei se vocês notaram mais o meu WordPress está em Inglês, tem um motivo, o tema KnowPress foi feito para suportar somente o Inglês, se você utilizar qualquer outro idioma ele apresentará algumas imperfeições no layout.
Depois de encontrar o tema KnowPress na sua lista de temas instalados clique em ativar e lembre-se de alterar o idioma padrão para o inglês.
Alterando o idioma para Inglês
Acesse o via ftp o diretório raiz de seu WordPress e procure pelo arquivo wp-config.php e edite-o. Na linha
define (“WPLANG”, “pt_BR”);
modifique para:
define (“WPLANG”, “”);
Salve o arquivo e pronto.
Como falei no inicio do post, eu queria disponibilizar este blog somente para minha equipe, tem um plugin gratuito que faz esta mágica colocando um tela de login no seu blog de forma bem simples e fácil.
O plugin é o Login Configurator que você consegue instalar pela administração do seu blog, clique no menu lateral Plugins botão Adicionar Novo no campo de pesquisa digite o nome do plugin, ele será o primeiro da lista clique em Instalar Agora
Após a instalação é necessário ativar o plugin. Pronto! Agora é criar os usuários e povoar sua base de conhecimentos, acredito que seja a tarefa mais difícil, rs..rs..
Quando eu crio uma categoria ela vira um tópico, acabei de criar a categoria Cooperati
E os posts vão sendo aninhados dentro destes tópicos, podendo um mesmo post fazer parte de quantos tópicos forem necessários, você pode criar tags durante a inserção do post para facilitar na pesquisa depois enfim e demais recursos que são do próprio WordPress.
Olha como ficam os posts:
Lista de artigos dentro do tópico
O artigo
Sucessos,
Edson Reis
Administrador e coordenador do site!
Olá Edson Reis, estava procurando algo nesse nível, tinha feito uma pergunta ao Rafael Bernades, sobre como armazenar informações de clientes. Esse seu poste responde minha pergunta. Parabéns pela matéria.
Cesar, muito obrigado! Fico feliz por contribuir, qualquer dúvida a família CooperaTI está a disposição. Sucessos!
Edson, tenho como gerar uma numeração (automática ) para cada tópico? Um exemplo prático disso seria informar ao membro da equipe numeração do tópico e o mesmo iria exatamente no ponto, fazendo um pesquisa, ao invés de procurar na base e perder tempo. Um outra coisa é da permissão ao um usuário ou perfil de usuário a acessar somente o que for determinado ?
Abraços.
Bruno, então uma numeração eu não havia pensado nesta possibilidade, mais se poderia no momento de criação do post no item TAG inserir tal número ou identificação, facilitando a busca da informação. Quanto as permissões você pode utilizar de um plugin chamado User Access Manager. Sucessos!
Edson, cada post no wordpress tem um código automático. Acho que dá para aproveitar esse código.
Rafael é verdade havia esquecido deste fato, segue o link que vai ajudar: http://codex.wordpress.org/Using_Permalinks . Sucessos!
Legal, estou pensando em fazer um base de conhecimento para uso própio….valeu!
Edson,
Na minha empresa utilizamos o KBpubliser, muito bom, fácil de configurar, licença GPL, e tem tradução para português e a interface é bem simples e intuitiva
Segue link para baixar: http://sourceforge.net/projects/kbpublisher/
Leandro, excelente dica! Obrigado por compartilhar conosco. Sucessos!
Edson, as ideias estão florando. Imagina o seguinte: tenho meus colaboradores e gostaria de recompesa-los de alguma forma por escreverem faq/manuais/tutoriais assim que mudanças ocorrerem. Pergunta: Tenho como medir isso, por exemplo, o usuário José postou 10 artigos mês, o Francisco 20, o Bruno 2 e assim por diante e apresentar em forma de gráfico ou relatório.
Bruno, o WordPress consegue te oferecer tais informações, porem não como num relatório gerencial. Tranquilamente você vai conseguir medir o que o pessoal posta.
Um detalhe interessante na implantação da Base de Conhecimentos na empresa é a cultura da equipe, eu não sei dizer exatamente o que acontece, então para o pessoal postar vai ter criar situações para a equipe se dispor a postar e até mesmo consultar a Base de Conhecimentos. Bom é isso qualquer dúvida a família CooperaTI está a disposição.Sucessos!
Edson, gostei muito dessa matéria, tanto que acabei de instalar tal solução no meu servidor web. Se não for abuso da minha parte, poderia informar aonde eu personalizo o logotipo? Eu não consegui realizar tal substituição de logo utilizando os tutoriais que encontrei na net. Desde já agradeço e aguardo retorno!