Teste de fogo: Lync 2010

lyncLogo_web
Ontem, mostrei para vocês como realizar alguns procedimentos de análise de logs e configurações com o cliente Microsoft  Lync 2010 (para um ambiente de Lync Online – Office 365 ou Lync Server/Onpremises) com a ferramenta Snooper, também da Microsoft, contida no Resource Kit do Microsoft Lync Server 2010. O objetivo destas dicas é compartilhar com vocês as melhores práticas para troubleshooting da ferramenta e auxuliá-los no processo de deployment do Lync em ambientes sem complience ou ambientes problemáticos.

Esta ferramenta testa sua conexão com a Internet, conecta-se ao Centro de Serviços do Microsoft Lync e mede os tempos de resposta, largura de banda, pontos autorizados, link, e qualidade de conexão global com  em tempo real. Os resultados podem ajudar a avaliar suas configurações de rede para uso potencial do Serviço Online do Microsoft Lync. Esta ferramenta não envolve qualquer uma das ofertas de Microsoft Lync Online ou licenciamento do Microsoft Lync Server. Em vez disso, concentra-se na qualidade de sua conexão com o serviço Online do Microsoft Lync . Ela também ajuda a compreender a qualidade da conexão de Internet entre o seu ambiente e o Microsoft Online Services. Ela não mede a compatibilidade do seu ambiente com o Microsoft Online Services, pois os pré-requisitos devem ser avaliados na fase de mapemaento do ambiente.
A ferramenta executa quatro testes:

  • Velocidade: Este teste mede o seu download real e velocidades de upload, a qualidade dos dados e eficiência TCP. Ele usa TCP/50000 para testes de download e TCP/50001 para o teste de upload.
  • Rota: Valida a sua qualidade de conexão, incluindo perda de pacotes, latência de ida e volta  e os pontos de peering ISP. Ele usa Internet Control Message Protocol (ICMP).
  • VoIP: Este teste mede a sua qualidade VoIP medindo métricas específicas de VoIP usando a sua conexão com a Internet.
  • Firewall: Este teste valida o seu firewall de rede não está bloqueando as portas necessárias para o serviço online do Microsoft Lync. Ele testa a conexão de saída para TCP/443 para Sinalização Cliente, TCP/5061 para Federação de Sinalização, UDP 3478 para o Access Media, e UDP/50 ,000-59, 999 para a Faixa de Media.
    Disclaimer: Dependendo da sua rede e ambiente de segurança, nem todos os testes podem ser bem sucedidos. Um sucesso de teste ou o fracasso não significa que o ambiente é compatível ou incompatível com o Lync Online. Esta ferramenta de desempenho é fornecida para uso “tal como está.” O cliente assume o risco de usá-lo. A Microsoft não oferece garantias expressas, garantias ou condições.
    Ao ativar a ferramenta, você concorda que a Microsoft colete dados sobre o uso de seu endereço IP, localização do país e o tipo de browser, de acordo com a declaração de privacidade.

Acompanhe, abaixo, como utilizar a ferramenta:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=JPGRr6YRN5s&hl=en&hd=1]
Elimine de umas vez seus problemas de conexão de Lync e torne seu ambiente em compliance

Procurando mais conteúdo sobre:

  • Exchange 2010 (Server e Online)?
  • Outlook 2010?
  • Office 2010?
  • Office Web Apps?
  • Comunicações Unificadas/Mensageria Microsoft?
  • Plataforma de Produtividade e Colaboração Microsoft?
  • SharePoint 2010 (Server e Online)?
  • Lync (Server e Online)?

Acesse: http://mcssc.wordpress.come fique a vontade para comentar =D
Grande abraço!

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: