VideoCast07 – Gerencie o seu ambiente

Vida longa e próspera pessoal! Hoje Rafael Bernardes vai explicar, de forma clara e simples, a suíte de aplicativos que compõe o System Center 2012, para que você possa gerenciar o seu ambiente de TI de forma fácil e centralizada.
 
E o pessoal de Linux não vai ficar de fora. Nosso especialista, Vagner Fonseca, vai pontuar opções no mundo Open Source para cada produto equivalente no System Center da Microsoft.

VideoCast07 Gerencie seu Ambiente (MP3)
Links:
http://www.infob.com.br/site/microsoft/system-center-2012-novidades/
http://www.microsoft.com/en-us/server-cloud/system-center/default.aspx
Aprenda System Center 2012 de graça (em inglês):
http://www.microsoftvirtualacademy.com/Home.aspx
http://technet.microsoft.com/pt-br/bb539977
 
Monitorando com Nagios: https://cooperati.com.br/2011/09/13/monitoramento-de-servidores-com-o-nagios/
Inventário com OCS: https://cooperati.com.br/2011/04/28/inventario-de-maquinas-com-ocs/
Servidor de Chamados com GLPI: https://cooperati.com.br/2011/05/19/video-controle-de-chamados-com-glpi-integrado-ao-active-directory/
Com isso já temos alguns posts que podem ajudar você. Futuramente estaremos refazendo alguns destes posts pois algumas mudanças significativas estão sendo inseridas em alguns destes aplicativos.
 

Share

    Comments

    1. Bom dia Vagner/Rafael, muito bom esse vídeo parabéns ! Minha visão está se ampliando e boas idéias brotando !! Valeu , que Deus abençoe vocês !!

      • Era para ter colocado Rafael/Vagner, mas vou deixar passar dessa vez Bruno! rsrsrs
        Conseguiu entender um pouco mais sobre o System Center? Eu demorei muito a entender a real função dessa suíte por causa das explicações pomposas que não diziam nada.

      • Bruno,
        E eu só entendi o que realmente era a ponto de fazer um comparativo depois de bater um papo com o Rafael sobre esse assunto.
        A gente aqui tenta descomplicar e facilitar o que muitos querem fazer parecer o “santo graal” , fantástico porém inalcançável…hehehe
        Abraços.

    2. Bom dia, Rafael e Vagner, Cada vez mais me surpreendo com os videocast, algum tempo acompanho o blog, e tenho mudado muito o modo de agir com meus clientes , mudando o atendimento e oferecendo novas tecnologias, espero que continuem nessa batalha pela classe de TI. abração a vocês e retomem o projeto ASSEMPRATI.

    3. Bom dia, Rafael e Vagner.
      Estava muito ansioso pra assistir o próximo videocast desde o videocast6 e me surpreendi pelo tema “Gerencie seu Ambiente”. Tenho estudado sobre as Tecnologias Microsoft para virtualização e tenho acompanhado a caminhada da Suíte System Center.
      As dicas do Vagner foram muito enriquecedoras quanto a utilização do GLPI e Nagios. “Para Nossa Alegria”, Na seção “Pergunte ao Tio Lauff”, o Tio Lauff sendo o mais sucinto possível com seus comentários, A definição de Virtualização do Tio Lauff foi a melhor que já ouvi até hoje. Hauahuahuhauha
      Só tenho que parabenizar o trabalho de vocês.
      Grande Abraço.

    4. Olá amigos.
      Vou continuar Batendo na |tecla| do acesso e monitoramento remoto com dispositivo móvel.
      O Wagner prometeu antes de existir o video cast , quando era meu professor…
      Que a força esteja com vcs!!!!!!!

    5. O video ficou muito legal, explicou bem os recursos SCVMM, só que o ponto negativo foi o preço um pouco salgado né?! Mas tirando isso o produto é excelente. Parabéns a equipe CooperaTI.

    6. Desculpa floodar o blog (espero não ser banido rs) cara que descrição do PING kkkk

    7. Bom dia Rafael e Vagner, quero novamente parabenizar vocêis pelo belíssimo Material que ambos estão compartilhando com todos nos.
      Parabéns sou fã de vocêis e nesta quarta estarei tirando minha primeira de varias certificação estarei tirando a 70-680 parabéns pelos Post e VideoCast.

    8. Pessoal…
      Vida muito longa e muita prosperidade para vocês. Realmente falta gente como vocês na nossa área. O trabalho de vocês é excelente e que entusiasma e dá muita força.
      Estou aprendendo muito, esclarecendo dúvidas e tendo mais certeza que escolhi o caminho certo.
      Muito obrigado e que a força esteja com vocês!
      PS: Só uma dúvida, o que acontece no ping? 😛

    9. Pow.. Sacanagem comigo heim? Eu só pedi 2x.. hauisdhiaushd
      Rafael, pensa no cenário: Empresa de Manutenção de Computadores.. Formata PC todo dia, máquina nova, velha, bla bla bla.. Só que sempre instalar os mesmos programas… Com o esquema da Suíte System Center é possível fazer algo automatizado para instalação de máquinas do zero?
      Ou teria alguma outra maneira mais simples, sei lá..
      Pois é um saco, toda vez depois de instalar o cara perder mais tempo com atualizações do que com a parte de instalação, eu já fiz um sistema antigamente (2007) de “auto instalação”, consiste em um programa Delphi que gerencia as “pastinhas” com programas e cada pasta tem um executável feito pelo AutoIt para “clicar” nos botões automaticamente.. Mais a ideia seria algo mais automatizado com atualizações… Principalmente do windows, para que saia com padrões.. entende?
      É possível? Ou estou apelando?? hehehehe

    10. Agora para o Wagner…
      Zabbix não seria melhor para uso do que o Nagios?
      Na verdade até hoje nunca usei nenhuma das ferramentas..
      Pois nunca tive necessidade(pelo menos eu acho que não hehe)..
      Rafael, gostaria de pedir algo relacionado a Licenciamento da Microsoft, vi essa dica: https://cooperati.wpengine.com/2011/04/22/dica-aprenda-como-licenciar-seu-ambiente/ mais seria interessante algo mais resumido…
      Pois esse esquema de licenciamento da microsoft é bem complicado ao meu ponto de vista.. Quando usar cals de acesso interno e externo? Quais seriam as melhores formas para licenciar com um parque de máquinas X ou X.. Obrigado!

      • Laercio,
        Zabbix e Nagios são ferramentas de monitoração, sendo que o Zabbix já tem um controle de inventário e já usa banco de dados por padrão.
        O Nagios é mais simples de configurar e intrgrar com outros serviços.

    11. Mais um ótimo vídeo, parabéns.
      Fiquei com uma dúvida em relação ao licenciamento do System Center, além do licenciamento da suite (dito no vídeo) é preciso fazer é preciso fazer o licenciamento dos clientes, certo?
      Abraços

    12. Mais uma vez parabens pelo video (já está virando rotina isso! rsrs)
      Muito legal ver o system center de outra maneira, desmistificado. Achei muito bacana também mostrar os “pares” de solução Microsoft x open source.
      Acompanho o portal desde o ano passado, e vou confessar uma coisa pra vcs, domingo a noite eu sempre o acesso para ver se o video já está disponível. rsrs
      Concordo com os amigos que falaram da definição do Tio Lauff sobre máquinas virtuais e o Vagner narrando o ping, sensacionais!!! rsrsrs
      Continuem assim, pois só temos a agradecer a vcs.
      abraços

    13. Segue o QR da camisa do Vagner…
      http://twitter.com/#!/vagnerfonseca
      Vagner = MR. PROPAGANDA…
      rs…rs….
      Sucessos,
      Edson Reis

    14. Mais um ótimo VideoCast, já tô viciado, principalmente pela regularidade do mesmo, pois 1 por semana é MUITO principalmente por vocês não viverem do site e sim de trabalhos externos.
      Não vou mentir, depois que comecei a acessar o Cooperati, venho mudando um pouco a minha visão: Migra TUDO para Linux, atualmente venho vendo soluções Microsoft, Oracle, etc que apesar do custo de licenciamento, são maus necessários, se é que se pode chamar assim. Venho até pensando nesta semana que vem, quando começa minhas férias da faculdade começar a estudar o básico de Windows Server e RDS (mesmo achando caro que só a CAL do mesmo), para conhecer ainda mais sobre a solução e quem sabe fazer integrações em ambiente misto.
      Vagner sobre as ferramentas faladas no VideoCast anterior, como por exemplo o GLPI achei interessante desde a primeira vez que ouvi falar sobre este termo, até testei porem na época era muito mais do que precisava e muito mais do que meus usuários conseguiriam compreender, porem estou pensando em usa-lo mesmo que seja inicialmente apenas para gerenciamento de KBA. hehehe
      Sobre o System Center é realmente uma ótima ferramenta. Porem nas realidades que trabalho seria como matar uma formiga com um míssil nuclear com o preço de uma barra de ouro. Muito bom porem o seu valor é muito maior do que 99% das empresas (condo apenas as médias/grandes) da minha região pagaria.
      Sobre o Puppet ele instalado em um servidor Linux consigo fazer configurações em maquinas Windows? Achei interessante alguns pontos dela. =]
      Parabéns também pela pedrada da semana, sempre fui contra este tipo de pessoa, não só de profissional, mais também no ambito pessoal.
      Sucessos e pode deixar que esse é meu ultimo texto, a partir do próximo vou diminuir o tamanho dos comentários. =]

    15. Tácio,
      Muita gente não entende o porquê de nós dedicarmos tempo e dinheiro a manter esse projeto, mas fazemos assim mesmo. Primeiro porque compartilhar conhecimento não piora o mercado, só melhora. Segundo porque quando começamos queríamos que tivessem nos ajudado como fazemos com vocês, nossa vida teria sido muito mais fácil. Mas quem sabe um dia aprendemos a ganhar dinheiro com o site 😉 hehehe
      Quanto às soluções, a gente aqui foca no que é necessário, seja Linux , seja Windows.
      Sabemos que em algumas(muitas) regiões a realidade de valores é muito diferente da Sul/Sudeste. Mas por isso mesmo mostramos soluções que são acessíveis de várias maneiras( até parceladas em 24x(que nem Casas Bahia)).
      Mas queremos que vocês estejam prontos pra realidade atual e para o crescimento também, quando mais investimento for feito e TI e quando empresas maiores forem para suas regiões.
      E quanto ao Puppet, veja nesse link aqui a solução para Windows: http://projects.puppetlabs.com/projects/1/wiki/Puppet_Windows
      Quanto aos comentário pode continuar sem problemas. A gente sabe que você gosta de escreve em seu tempo livre…hehehe

      • kkkkkkkkkk Nem é tanto no tempo livre, é que escrevo enquanto estou ouvindo principalmente para firmar o conteúdo já que sou hiper ativo quando o assunto é internet. hehehehe
        Obrigado pelo link do puppet, quem sabe nesses 15 dias de férias não consigo tirar pelo menos 1 para montar um ambiente de testes com ele. =]
        Sucessos tanto para o Rafael como para você.

      • Mais um ótimo vídeo.
        Pro cenário pequeno escritório acredito que as soluções Linux são mais viáveis. Para ambiente corporativo, o ambiente misto a melhor opção.
        Muito legal a dica do GLPI para disparar email automático. Já apliquei em um cliente meu, cujo ficou bastante satisfeito por não precisar mais entrar na interface do GLPI.
        Rafael, vamos reabrir o ASSEMPRATI!
        Abs.

      • Pesquisando mais sobre o puppet eu encontrei um software brasileiro que faz a “mesma coisa” o cacic:
        http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=3585
        Já tinha ouvido falar nele a algum tempo, porem não lembrava, ai hoje pesquisando um pouco mais sobre o puppet lembrei dele (so lembrava que era um nome indígena) e acabei achando, depois dê uma olhada. =]

    16. Rafael,
      você disse que ia postar a estrategia que esta adotando para as provas.

    17. Foi ótimo apresentar os dois mundos de Microsoft x Linux, as soluções para ambas as plataformas, porque eu como mais pro lado do Windows não conheço o que há de monitoramento e variados em linux, então acaba mostrando que não é só windows que tem soluções de gerenciamento. Claro que System Center fica pra empresas de médio e grande porte, o importante é o software mostrar que o ambiente está saudável, que os gráficos mostrem que está tudo em seu devido lugar, apesar do preço o resultado final no fácil gerenciamento faz a empresa crescer (investir). E mudei de ideia, no videocast 100 troque o xbox 360 por uma licença do VMM, sem mais por hora, ahahah

    18. Avatar for Rafael Bernardes anderson leocadio : 24 de abril de 2012 at 10:51 am

      fala vagner, você realmente mudou um pouco minha visão…como postei da ultima vez comecei na ti com linux…dai quando vou fazer trabalhos particulares, sempre falo do software livre e custo beneficio , levando em consideração a rede da empresa.
      Mas o fato de apresentar o linux como solução é fundamental assim também pra mostrar que não é tão complicado como muita gente Pensa.
      fui aluno do Odon..como ele diz “LINUX É O PODER”.
      Abraço.
      obs. Rafael não tenho nada contra a microsoft… no meu notebook tem o win7 ..heheheh

    19. Avatar for Rafael Bernardes jeferson dos Santos : 24 de abril de 2012 at 10:43 pm

      Olá professores Rafael e Vagner.
      Vocês sempre comentam sobre licenciamento, mas como se convence tanto um cliente novo quanto um cliente existente de que ele precisa se licenciar, ja que nunca aconteceu nada com ele nem com ninguem q ele conheça? Quais os melhores argumentos? Pq ele desembolsaria grana pra se licenciar?

      • Jeferson,
        Primeiro que se ele afere ganhos usando o software, ele tem que pagar. É o mesmo que chegar pegar o carro em uma loja pra fazer entregas da sua firma e não pagar por ele.(Se não quer pagar, procure alternativas gratuitas,gratuitas na licença não na uruguaiana 😉 )
        Segundo que por ser ilegal, qualquer funcionário descontente pode denunciá-lo e quando vier(porque vai vir) a fiscalização ele não terá alternativa a não ser pagar as licenças e a multa, cujo custo será muito maior que do software em si. Além de X mil vezes(1500 se não me engano) o valor do software, o responsável pela TI e o dono da empresa podem ser acionados criminalmente.
        Porque o uso de software ilegal geralmente não permite correções de segurança, invalidam garantias do fabricante entre outras coisas. Não é porque nunca aconteceu nada até hoje que isso garante que nada vai acontecer amanhã. Afinal de contas se fosse assim ninguém faria seguro de carro se não fosse roubado antes, ninguém faria seguro de vida se não morresse antes.
        Entende a idéia dos argumentos?

        • A unica empresa que eu ouvi até hoje que foi fiscalizada e quase teve que pagar essa multa foi a FAINOR (uma faculdade do mesmo grupo que trabalho). Lá eles foram intimados por pirataria e com isso sairam correndo e migraram todos os desktops (os servidores sempre foram Linux) para uma Custom do Ubuntu 10.04, isso foi na metade de 2010.
          Porem sobre a multa pelo que meu chefe falou para lá eles colocaram o valor de 3mil vezes o valor da licença, porem eles não pagaram (não sei se conseguiram migrar tudo em tempo hábil ou algo do tipo, só sei que a multa não foi cobrada).

    20. Muito bom videocast,
      Rafael , System Center 2012 parece muito bom.
      Nagios é excelente para monitoramento, essa do msm eu não sabia. Vlw Wagner, muito bom.
      Sou fã da Microsoft mas algumas ferramentas do Linux são fundamentais.
      Poderia rolar um vídeocast sobre firewall.

    21. Parabens,
      Estou aprendendo muito com a iniciativa de voces, conheci o site a alguns meses, precisamente 3, tem me ajudado muito aki no norte do país. Obrigado pelo helpDesk gratuito.

    22. Avatar for Rafael Bernardes Douglas Portugal : 25 de abril de 2012 at 11:26 am

      Parabéns por mais um excelente vídeocast,
      Já acompanho o blog a bastante tempo, mas agora que estou começando a comentar!
      Rafael, foi muito simples e esclarecedora a sua explicação sobre o System Center, agora realmente sei para que ele serve! (uhauhauhahau)
      Vagner, muito boas dicas! Eu não conhecia o Puppet, me parece uma excelente ferramenta, vou estuda-la! Assim que eu terminar outras prioridades de estudo!(é muita coisa para estudar :D)
      Sempre aprendo com o blog, e cada vez mais agradeço a vcs(todos, incluindo ao Tio Lauff)) por compartilharem o conhecimento. Isso deixa, acredito que não só eu, mas a todos que acompanham com mais vontade de aprender e compartilhar o conhecimento!!
      Abraço

    23. Pergunta para o Tio Lauff
      Tio Lauff, o Samba e o Windows Xp são amigos de Longa data! o Windows 7 nem tanto. E o Windows 8 com o Samba? São amiguinhos? Se abraçam? Se beijam? e se falam numa boa????

    24. Tio lauff, no Linux, quando altero conf. do sistema não preciso reiniciar o servidor. Porque só no windows precisa perder todo esse tempo?

    25. Avatar for Rafael Bernardes jeferson dos Santos : 4 de maio de 2012 at 3:01 am

      Olá Vagner,
      Eu não tinha visto sua resposta e só soube q vc respondeu quando vcs comentaram no VideoCast 8.
      Deu pra entender sim, os 2 primeiros paragrafos apresentam argumentos realistas mas complicados de passar pro cliente.
      Essa analogia com o seguro de carro é fantástica, sem contar com a relação do suporte.
      Infelizmente a MS poderia apertar mais o cinto em cima dos piratas.a Acabo de fazer uma pesquisa extensa sobre empresas multadas e o resultado é praticamente nulo.
      Valeu Vagner!

    26. Vcs me amam!!
      Sempre me zuando, né! 😛
      Abraços.

    27. Rafael! Só para lembrar o meu post ali em cima !! =D

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: