Ícone do site CooperaTI

Zentyal – Gerenciamento de Servidores Linux (Parte 2)


No post anterior vimos que O Zentyal (antigo Ebox) permite gerenciar recursos e funções de um servidor a partir do navegador na porta 443, e realizamos a instalação do mesmo em um Ubuntu Server (10.04).

Vamos dar prosseguimento a configuração do Zentyal como um gateway. O acesso após a instalação só será possível utilizando a interface eth1 (172.16.1.0/24) pois após a instalação o acesso a interface de configuração do Zentyal é bloqueado, então utilize qualquer IP na faixa de 172.16.1.2 a 172.16.1.254.
Faça login no servidor zentyal
https://<IP_ZENTYAL>
Digite o usuário e senha, a mesma utilizada na instalação do ubuntu.
Se tudo correu bem teremos a tela principal do Zentyal (dashboard)

No menu lateral clique em – System – General e na tela a direita vá em Language Selection e mude para português e clique em Change.
Para tornar a alteração permanente clique em Salvar Alterações (Save changes) no canto superior direito, logo depois retorne ao dashboard.
Devolta ao tela principal vamos em Gerenciamento de software – Componentes Zentyal – Selecione DHCP e DNS service e clique em instalar.
Confirme a instalação dos componentes
Aguarde a instalação e depois clique em salvar as alterações

Na lateral direita em infraestrutura clique em DHCP, mude para a interface eth1. Depois clique em adicionar novo e preencha os campos com a faixa de IP desejada e clique em adicionar.
E no canto superior direito clique em Salvar alterações.
Vamos agora ativar DHCP e o DNS para isso vá em Core – Estado dos módulos e marque DHCP e DNS.

Vamos a configuração do servidor Proxy, irei utilizar proxy transparente para o nosso exemplo.
Clique em Proxy HTTP e depois em Geral – Marque proxy transparente -Tamanho do Cache aumente para o valor que achar mais adequado ao seu ambiente – Política padrão filtrar. Clique em alterar e depois no canto superior direito em Salvar alterações.
Teste com alguns clientes em verifique se está tudo certo, e por enquanto paramos por aqui e no próximo post irei adicionar o filtro de conteúdo por tipo de domínios.
Espero que tenham gostado do post e não deixem de assinar o nosso portal.
 

Sair da versão mobile