FailOver de DHCP no Windows Server “8” Beta

Só esqueci de cortar o som da moto passando!

Ontem eu publiquei uma lista com diversos LABs para o Windows Server “8” Beta, hoje vou demonstrar um LAB desses, que é o FailOver de DHCP.

 

 

Eu já tinha feito um vídeo com esse teste na primeira edição liberada do Server 8, mas agora está bem próximo do que será na versão final!

Segui o guia: http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=29017

Share

    Comments

    1. Jóia isso Rafael, legal mesmo, simples !! Você pode da um exemplo de um cenário para esse serviço?

      • Bruno,
        É uma redundância praticamente sem custo, então se uma pequena empresa tiver dois servidores, já vale a pena configurar uma redundância de DHCP!
        O futuro será das tecnologias redundantes que possibilitem um funcionamento nonstop. Do que adianta um super-serviço que está alocado somente em uma máquina? E se a máquina parar?

    2. Avatar for Rafael Bernardes Artur de Souza Aragão : 2 de março de 2012 at 9:28 am

      Prezado Rafael,
      Queria mais detalhes sobre esta função de Failover DHCP. Notei que no momento de testar os nós, há uma necessidade de ter que interagir com a rede do cliente. Imagina ter que realizar isto com 200 clientes?
      Poderia dar-nos melhores explicações e formas de contornar isto? Eu vou montar o meu laboratório neste final de semana para conhecer melhor esta tecnologia. Se bem que ela já não existe no Windows Server 2008 R2? Lembro-me de ter visto esta função de Cluster Failover para DHCP lá.

      • Monte o seu LAB que vai perceber que tudo é automatizado, a simulação que fiz pode dar uma imagem de “engessada”, mas a aplicação real é muito rica e estável.
        No 2008 tem a função de failover somente na edição ENTERPRISE (que suporta cluster) e mesmo assim tem um custo alto de configuração e administração. Uma alternativa é usar o método de DHCP split, dividindo o serviço em dois servidores, mas tudo manualmente. Na prática o DHCP split tem sido a alternativa, pois ninguém coloca um Windows Server Enterprise para ser DHCP.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: