Ontem eu tive uma idéia de última hora para mostrar NA PRÁTICA o poder do SLA da Microsoft de 99,9% de disponibilidade de serviço. Vou explicar: Estava em frente ao meu note atualizando alguns feeds de redes sociais e notei que meu Lync teve uma parada súbita (caiu conexão de vez) e como isso é raríssimo (de 1 para 100 de acontecer no caso de plataforma Microsoft) comecei a investigar e a primeira coisa que fiz foi ir na área de Suporte na Console Administrativa do Office 365 e verificar o item Integridade do Serviço. Pude constatar alguns eventos nos serviços do Microsoft Lync Online e então já tiva uma resposta para minha pergunta em menos de 10 segundos.
Analizando os logs atualizados pela Microsoft pude notar a eficiência do time de Suporte da divisão Microsoft Online Services pois todos os detalhes do evento (surgimento, possível causa, tempo médio de reparo e prestações finais de contas) ficam minuciosamente registrados e atualizados a cada instante até que o serviço seja totalmente reestabelecido. Como meu Microsoft Lync e Microsoft Outlook são os primeiros apps a serem iniciados e os últimos a serem desligados nas minha máquinas; assim que notei o evento corri para o Camtásia e gravei um “Plantão Office 365” –rsrs-. Vejam:
Imediatamente a equipe de suporte me enviou um e-mail dizendo terem recebido minha abertura de chamado e já estarem trabalhando no problema (#PASMEM!):
E ao consultar o histórico de Service Requests abertos notei as alterações pelos responsáveis trabalhando no meu caso em TEMPO REAL:
Mediante esse “plantão de acompanhamento” eu pude mostrar na prática com um evento real a eficiência do SLA Microsoft e provar que ele funciona.
O RESULTADO DE TUDO ISSO? MEU MICROSOFT LYNC E O DE TODOS OS USUÁRIOS DE LYNC NO MUNDO RETOMANDO SEU FUNCIONAMENTO E TODOS OS SERVIÇOS RESTAURADOS EM EXTRAORDINÁRIOS 15 MINUTOS!!!
Como administrador do Microsoft Office 365 corporativo, você pode exibir o status dos serviços que a sua organização tiver assinado e verificar o agendamento da manutenção desses serviços no Painel de Integridade do Serviço. Esse painel consiste nas páginas Status atual e Manutenção planejada. Essas páginas exibem as informações a seguir.
- Disponibilidade atual de cada serviço ou ferramenta
- Disponibilidade de cada serviço ou ferramenta referente aos seis dias anteriores
- Detalhes sobre a interrupção de um serviço
- Períodos de manutenção planejada em que um serviço não esteja disponível
Na página Status atual, os ícones que representam a disponibilidade do serviço são exibidos na tabela. Alguns ícones são links para informações adicionais sobre o status do serviço, bem como um carimbo de data/hora e o estado atual da resolução.
Na tabela, em Serviço, uma seta azul é exibida ao lado do nome de alguns (não todos) serviços para indicar que o serviço possui serviços de componente ou recursos. Clique na seta azul para expandir o serviço e ver os componentes. Esses componentes têm seus próprios status exibidos na tabela.
- No cabeçalho, clique em Administrador.
- Na página Administrador, no painel esquerdo, abaixo de Suporte, clique em Integridade do Serviço.
- Se os componentes de um serviço não estiverem sendo exibidos no momento, clique na seta azul para exibi-los.
- Na tabela da página Status atual, clique em um ícone na coluna Hoje, ou em uma coluna que represente um dos seis dias anteriores, para ver detalhes, a data e o horário em que o evento ocorreu e o progresso.
Definições do ícone de status atual
- Disponibilidade do serviço normal
- O serviço está disponível e não sofreu nenhum incidente durante o período de relatório de tempo. Esse ícone não contém link para nenhuma informação adicional.
- Degradação do serviço
- O serviço está lento, ocioso ou não responde por breves períodos.
- Interrupção do serviço
- O serviço não está funcionando. Os usuários não podem acessar seu email, documentos ou informações de presença.
- Informações adicionais
- Um incidente estava ativo no dia anterior. Ele pode ter sido resolvido ou continuar ativo. Consulte a coluna Hoje para ver o status atual.
- Serviço normal restaurado
- Um incidente estava ativo hoje mais cedo, mas o serviço foi restaurado.
Exibir manutenção planejada
Você pode exibir detalhes sobre um evento de manutenção planejada, incluindo sua data e horário.
- No cabeçalho, clique em Administrador.
- Na página Administrador, no painel esquerdo, em Suporte, clique em Manutenção planejada.
- Na página Manutenção planejada, clique no link da coluna Status referente ao evento de manutenção planejada do qual você deseja ver informações adicionais.
Preocupado ainda com a disponibilidade de serviços com uma infra em Cloud/Office 365? Não preciso dizer mais nada né…
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