Plantão Office 365 em tempo real!!!

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Ontem eu tive uma idéia de última hora para mostrar NA PRÁTICA o poder do SLA da Microsoft de 99,9% de disponibilidade de serviço. Vou explicar: Estava em frente ao meu note atualizando alguns feeds de redes sociais e notei que meu Lync teve uma parada súbita (caiu conexão de vez) e como isso é raríssimo (de 1 para 100 de acontecer no caso de plataforma Microsoft) comecei a investigar e a primeira coisa que fiz foi ir na área de Suporte na Console Administrativa do Office 365 e verificar o item Integridade do Serviço. Pude constatar alguns eventos nos serviços do Microsoft Lync Online e então já tiva uma resposta para minha pergunta em menos de 10 segundos.

Analizando os logs atualizados pela Microsoft pude notar a eficiência do time de Suporte da divisão Microsoft Online Services pois todos os detalhes do evento (surgimento, possível causa, tempo médio de reparo e prestações finais de contas) ficam minuciosamente registrados e atualizados a cada instante até que o serviço seja totalmente reestabelecido. Como meu Microsoft Lync e Microsoft Outlook são os primeiros apps a serem iniciados e os últimos a serem desligados nas minha máquinas; assim que notei o evento corri para o Camtásia e gravei um “Plantão Office 365” –rsrs-. Vejam:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=L2s6LNbwgs8&hl=en&hd=1]
Parte 2–Depois da solução.

Imediatamente a equipe de  suporte me enviou um e-mail dizendo terem recebido minha abertura de chamado e já estarem trabalhando no problema (#PASMEM!):
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E ao consultar o histórico de Service Requests abertos notei as alterações pelos responsáveis trabalhando no meu caso em TEMPO REAL:
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Mediante esse “plantão de acompanhamento” eu pude mostrar na prática com um evento real a eficiência do SLA Microsoft e provar que ele funciona.

O RESULTADO DE TUDO ISSO? MEU MICROSOFT LYNC E O DE TODOS OS USUÁRIOS DE LYNC NO MUNDO RETOMANDO SEU FUNCIONAMENTO E TODOS OS SERVIÇOS RESTAURADOS EM EXTRAORDINÁRIOS 15 MINUTOS!!!

Como administrador do Microsoft Office 365 corporativo, você pode exibir o status dos serviços que a sua organização tiver assinado e verificar o agendamento da manutenção desses serviços no Painel de Integridade do Serviço. Esse painel consiste nas páginas Status atual e Manutenção planejada. Essas páginas exibem as informações a seguir.

  • Disponibilidade atual de cada serviço ou ferramenta
  • Disponibilidade de cada serviço ou ferramenta referente aos seis dias anteriores
  • Detalhes sobre a interrupção de um serviço
  • Períodos de manutenção planejada em que um serviço não esteja disponível

Na página Status atual, os ícones que representam a disponibilidade do serviço são exibidos na tabela. Alguns ícones são links para informações adicionais sobre o status do serviço, bem como um carimbo de data/hora e o estado atual da resolução.
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Na tabela, em Serviço, uma seta azul é exibida ao lado do nome de alguns (não todos) serviços para indicar que o serviço possui serviços de componente ou recursos. Clique na seta azul para expandir o serviço e ver os componentes. Esses componentes têm seus próprios status exibidos na tabela.

  1. No cabeçalho, clique em Administrador.
  2. Na página Administrador, no painel esquerdo, abaixo de Suporte, clique em Integridade do Serviço.
  3. Se os componentes de um serviço não estiverem sendo exibidos no momento, clique na seta azul para exibi-los.
  4. Na tabela da página Status atual, clique em um ícone na coluna Hoje, ou em uma coluna que represente um dos seis dias anteriores, para ver detalhes, a data e o horário em que o evento ocorreu e o progresso.

Definições do ícone de status atual

Disponibilidade do serviço normal
O serviço está disponível e não sofreu nenhum incidente durante o período de relatório de tempo. Esse ícone não contém link para nenhuma informação adicional.
Degradação do serviço
O serviço está lento, ocioso ou não responde por breves períodos.
Interrupção do serviço
O serviço não está funcionando. Os usuários não podem acessar seu email, documentos ou informações de presença.
Informações adicionais
Um incidente estava ativo no dia anterior. Ele pode ter sido resolvido ou continuar ativo. Consulte a coluna Hoje para ver o status atual.
Serviço normal restaurado
Um incidente estava ativo hoje mais cedo, mas o serviço foi restaurado.

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Exibir manutenção planejada
Você pode exibir detalhes sobre um evento de manutenção planejada, incluindo sua data e horário.

  1. No cabeçalho, clique em Administrador.
  2. Na página Administrador, no painel esquerdo, em Suporte, clique em Manutenção planejada.
  3. Na página Manutenção planejada, clique no link da coluna Status referente ao evento de manutenção planejada do qual você deseja ver informações adicionais.

Preocupado ainda com a disponibilidade de serviços com uma infra em Cloud/Office 365? Não preciso dizer mais nada né…
 
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