Ícone do site CooperaTI

Cota de armazenamento com Exchange 2010


Nesse artigo vou demostrar como administrar cota de armazenamento para usuários do Exchange 2010.

Introdução
Uma boa pratica para administradores de servidores Exchange é de definir a quantidade de espaço que seus usuários irão utilizar do seu servidor, um planejamento incorreto pode trazer problemas futuros de falta de espaço como também aumentar o tempo de operação de seus backups.
A forma pratica para definir a cota para sua organização é defini-las diretamente em suas databases uma vez que cada mailbox utiliza essas configurações como as padrões para armazenamento.
Definindo Cota usando o EMC
Para definir cota utilizando o EMC navegue por configuração da organização > caixa de correio. Selecione a database em que a cota será definida, botão direito propriedades.

Selecione a aba limites
Em limites de armazenamento podemos definir o comportamento quando uma mailbox chega a um determinado tamanho. Vale lembrar que os limites podem ser definidos de 0 a 2.097.151 MB ou seja um total de 2 terabytes


Definir o Espaço utilizado em uma mailbox especifica.
Em alguns casos iremos precisar definir cotas diferentes para usuários específicos nesse caso iremos defini-las nas propriedades do mesmo. Acesse configuração do destinatário > caixa de correio, selecione a caixa a ser definida a cota e clique em propriedades.

 
Selecione a aba configurações de caixa de correio > cotas de armazenamento.

Como mencionado a mailbox por padrão utiliza as configurações definidas na database, desmarque a primeira caixa de seleção e defina os valores específicos para o usuário em questão.


➤ Conheça nosso programa de assinatura: https://cursos.bernardes.com.br/bexpert-cooperati


 

Sair da versão mobile