Você dimensionou seu projeto, comprou os servidores, comprou licenciamento dos softwares necessários e depois de tudo isso, entra em contato com um parceiro para implantar o projeto. O parceiro começa a implantação de acordo com o que você especificou e identifica erros. Um servidor com especificações incompatíveis com o necessário, licenciamento feito de forma incorreta, equipamentos ou softwares que poderiam ter sido comprados bem mais baratos e outros problemas.
Temos identificado situações parecidas com essas em empresas que nos procuram para executar algum projeto, por exemplo, consolidação de servidores. Isso acontece por que o gestor acredita que seu conhecimento é suficiente para dimensionar o projeto e o faz sozinho, sem nenhum apoio externo. No final acaba pagando bem mais caro ou até inviabilizando-o e jogando o dinheiro já investido no lixo.
Erros acontecem, mas temos como evitá-los. Abaixo listamos algumas dicas que se você seguir, dificilmente seu projeto dará errado.
Não faça nada sozinho!
Pintou a necessidade de se fazer um projeto, por exemplo, mudar a solução de email da sua empresa? Não faça sozinho! Procure no mercado empresas que tenham experiência com este tipo de tecnologia e peça um orçamento. De preferência de revendas que ofereçam soluções distintas. Assim você consegue ter uma visão global sobre o assunto e de quebra ganha consultoria gratuita para avaliar qual a solução com melhor custo x benefício.
Não faça compras separadas.
Evite ao máximo dividir as compras com mais de um fornecedor e não utilize somente preço como parâmetro. Centralizando as compras ao máximo com a revenda que vai implementar o projeto, você evita dor de cabeça com problemas de equipamentos especificados incorretamente ou com trocas por defeito (RMA). Lembre sempre que quanto maior o volume de compra em um determinado fornecedor, maior o poder de barganha do cliente.
Marcas não são deuses!
Um determinado fabricante não é um deus ou religião para ser adorado ou ter fiéis. Sempre escolha os fabricantes pelo aspecto técnico e relação custo x benefício. Faça provas de conceito, instale trials, teste bastante, mas não fique restrito somente aos líderes de mercado. Alguns fabricantes “emergentes” oferecem soluções tão boas quanto, mas com custo mais baixo.
Vá aos eventos.
Os fabricantes e revendas estão sempre fazendo eventos de treinamento e apresentação de produto. Estes eventos costumam ser gratuitos e alguns até via web, o que facilita muito a vida. Vá a esses eventos sempre, por mais simples que pareçam.
Lá sempre vão falar de tecnologias novas, além de ser uma oportunidade para você fazer um bom network. Também são bons por que o gestor consegue ver o que o mercado esta usando e conversar com pessoas que tiveram os mesmo problemas que você.
Essa são algumas dicas básicas mas que muitos acabam não as usando em suas empresas. E você tem alguma dica para acrescentar ou uma experiência para compartilhar ? Escreva nos comentários abaixo