Monitoramento de servidores com Zabbix
Zabbix é um software que monitora diversos parâmetros de uma rede como a integridade e desempenho dos servidores. Oferece excelentes relatórios e visualização de dados de recursos com base nos dados armazenados, e usa um mecanismo de notificação flexível que permite aos usuários configurar e-mail com alertas para qualquer evento, o que permite uma reação rápida para os problemas do servidor.
Corretamente configurado, o Zabbix pode desempenhar um papel importante no controle da infraestrutura de TI. Isto é igualmente verdade para as pequenas organizações com alguns servidores e para grandes empresas com um grande número de servidores.
O Zabbix é escrito e distribuído sob a GNU General Public License versão 2. Isso significa que seu código-fonte é distribuído gratuitamente e está disponível para o público em geral.
Na lista abaixo temos algumas vantagens de se utilizar o Zabbix:
- Solução Open Source;
- Suporte para SNMP (v1, v2);
- Monitoramento distribuído com administração centralizada na web;
- Agentes de alta performance (software de cliente para Linux, Solaris, HP-UX, AIX, FreeBSD, OpenBSD, OS X, Tru64/OSF1, Windows NT 4.0, Windows 2000, Windows 2003, Windows XP e Windows Vista);
- Permissões flexíveis de usuário;
- Interface baseada na web.
- Componentes do Zabbix
O Zabbix é composto de vários componentes:
- Zabbix Server – Este é o centro do Software Zabbix. O servidor pode verificar remotamente os serviços de rede (como servidores web e servidores de e-mail), utilizando controles simples. Ele é o componente central para o qual os agentes reportam a disponibilidade, integridade de informações e estatísticas dos servidores. É nele que toda a configuração, estatísticas e dados operacionais são armazenados, sendo o componente que participará ativamente alertando os administradores quando surgirem problemas em qualquer um dos sistemas monitorados;
- Zabbix Proxy – É uma parte opcional da implantação do Zabbix. O Proxy coleta dados de desempenho e disponibilidade, em nome do Zabbix Server. Todos os dados coletados localmente são transferidos para o Zabbix Server Proxy. O Zabbix Proxy é uma solução ideal para um controle centralizado de locais remotos, filiais, não havendo a necessidade dos administradores de redes locais;
- Zabbix Agent – A fim de acompanhar ativamente recursos e aplicações locais (como discos rígidos, memória, processador, etc.) em sistemas em rede, os sistemas devem executar o Agente Zabbix. O agente vai reunir informações operacionais do sistema em que está em execução, e informar esses dados ao Zabbix para posterior processamento. Em caso de falhas (como um disco rígido estar lotado, ou um processo cair), o servidor Zabbix pode ativamente alertar os administradores da máquina que relatou o problema;
- Interface Web – Permite fácil acesso aos dados de monitoração e configuração do Zabbix em qualquer lugar e em qualquer plataforma. A interface é uma parte do servidor Zabbix, e é geralmente (mas não necessariamente) executada na mesma máquina física como uma execução do servidor Zabbix.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zabbix
Requisitos de Hardware
Memória: 128MB RAM
Disco: 256MB
CPU: Zabbix e especialmente a base de dados do Zabbix talvez possa exigir bastante da CPU dependendo de quantos parâmetros serão monitorados e qual o gerenciador de banco de dados será utilizado.
Exemplos de configurações de Hardware
Tipo | Plataforma | CPU/Memoria | Base de Dados | Hosts Monitorados |
Pequeno | Ubuntu 64 | PII 350MHz 256MB | MySQL MyISAM | 20 |
Medio | Ubuntu 64 | Athlon 3200+ 2GB | MySQL InnoDB | 500 |
Grande | Ubuntu 64 | Intel Dual Core 6400 4GB | RAID10 MySQL InnoDB ou PostgreSQL | >1000 |
Enorme | RedHat Enterprise | Intel Xeon 2xCPU 8GB | Fast RAID10 MySQL InnoDB ou PostgreSQL | >10000 |
Mãos a obra
# apt-get install zabbix-server-mysql zabbix-frontend-php
Senha do administrador MySQL, e redigite a senha
dbconfig-common para configurar zabbix-server-mysql
Digite a senha do MySQL e redigite a senha
Escolha o MySQL como SGBD
senha para frontend PHP do zabbix e redigite a senha
A instalação de MySQL / Zabbix / Apache2 foi concluída vamos agora realizar alguns ajustes no PHP5
# vi /etc/php5/apache2/php.ini
date.timezone = America/Sao_Paulo
max_execution_time = 300
max_input_time = 300
post_max_size = 16M
—-
Reiniciar o apache2
# /etc/init.d/apache2 restart
Abra o navegador web de sua preferência: http://10.1.1.190/zabbix
Faça o login, o usuário é admin e a senha é zabbix
OK, zabbix instalado e funcionando, vamos alterar a senha e o idioma do usuário admin
No canto superior direito clique em profile – altere o idioma e depois a senha – clique em save.
Nesse post cobri a instalação do Zabbix e no próximo iremos configurar o agente para GNU/Linux e Windows. Espero que tenham gostado do post e não deixem de votar em nosso portal no topblog, não se esqueçam também de assinar o portal.
opa legal..
Software muito bom utilizamos aqui na empresa.
Luciano,
Temos percebido que muitas empresas tem utilizado o Zabbix e por isso decidimos publicar um artigo sobre.
Abraços
Cooperati sempre publicando artigo excelente
Claudio,
Agradecemos o seu comentário.
Abraços
Pessoal, me parece um sistema muito bom, na 4linux existe curso para ele alguém recomenda?
Sempre acompanho o blog e gosto muito, ja votei.
Qual versão do ubuntu você testou?
Claudio,
Testado no Ubuntu server 11.04
Abraços
Muito legal Ricardo, parabéns. Abração!!!
Thiago,
Obrigado.
Abraços
Me parece um tanto exigente quanto aos requisitos recomendados, mas vou testar e tirar minhas conclusões… parabéns pelo post. CAVEEEEERA!!!! Forte abraço.
Adalberto,
Sim, um pouco, mas se compara-lo com o ZenOSS verá que não é tanto.
Abraços CAVEIIIIIRA pra você também rsrs
opa, grande tuto, poderia fazer via windows ???, estamos instalando aqui na empresa porem somos Partner microsoft então …
Anderson,
Realizei uma consulta no site do desenvolvedor do Zabbix e não encontrei nenhuma referência para a instalação em Windows, temos apenas a instalação do agente, não conheço nenhum caso de instalação para Windows.
Abraços
[…] entre Linux e Windows com OpenVPNQuer transformar o seu PC/Notebook em um Wireless Access Point?Monitoramento de servidores com ZabbixServiço SPOOLER parando sozinhoColocando o MAC OS X em um domínio Windows – Active Directory (AD […]
Reparei uma coisa… pelo apt-get instala a versão 1.8.2 e já esta disponível 1.8.8.
Além de já estar em teste a 2.0 para alguns S.Os
Rodrigo,
Sim é verdade, no ubuntu server a versão utilizada é a 1.8.3 que também é bem antiga. É politica da comunidade Debian distribuir somente os pacotes mais estáveis e bem testados, por isso essa diferença.
Abraços
Ricardo,
Pelo Zabbix, eu consigo ver percentual de utilização de algumas interfaces dos swithcs, digo isto principalmente pelas interfaces que são do backbone ?
Grato
Cláudio Bruno
Estou tentando configurar esta aplicação para Windows, já montei o banco de dados, instalei os agentes em mais de uma máquina, mas quando eu abro a interface gráfica, diz que o Zabbix não esta rodando, já tentei várias coisas será que alguém pode me ajudar mesmo sabendo que este tutorial foi feito para Linux.
Fico no aguardo.
Gostaria de adicionar uma informação.
Eu utilizo o Zabbix a um tempo na minha empresa. e recentemente descobri um app para android (ZAX) que eu consigo monitorar remotamente o meu ambiente.
para quem tiver oportunidade de testar, é um aplicativo muito bom.
abraços
Estou participando de um projeto aqui na empresa, para monitoração através do Zabbix.
Vocês recomendam algum curso?