Sempre vejo pessoas falando que Linux não é fácil de configurar, ou que não tem aplicativos gráficos para essa ou aquela função, mas tudo isso é fala de quem não conhece as ferramentas. Apesar de preferir alterar os arquivos de configuração pois são mais fáceis de saber o que se está fazendo e muito mais completos que qualquer interface, eu conheço algumas ferramentas gráficas que podem auxiliar na vida do SysAdmin. O ClearOS é uma distribuição baseada no CentOS e que é voltada para ser Gateway/Proxy/VPN/PrintServer/LoadBalance/Firewall/IPS/IDS entre outras coisas. Com uma interface intuitiva e muito bem feita vou fazer alguns artigos sobre esse sistema.
Hoje vamos falar sobre a instalação do ClearOS, primeiro baixe a ISO no site, utilize a versão estável (no momento em que escrevo esse artigo é a 5.2).
Após iniciar o computador com o sistema gravado, de enter na tela de boot, aguarde e configure:
– Idioma;
– Mapa de Teclado;
– Mídia de Instalação (CD-ROM);
– O tipo de Instalação;
Depois de configurar esses itens, para confirmar a instalação digite ClearOS na caixa de mensagem para continuar.
Escolha o modo Gateway, mas para isso é preciso ter pelo menos duas interfaces de rede.
Escolha a Configuração de IP externo que você usa, eu escolhi Ethernet, configure o IP externo e o IP da Lan:
Configure a senha do root:
Escolha o método de particionamento, se tiver alguma experiência com Linux, escolha que você fará o particionamento, se não escolha default:
Escolha os serviços que deseja instalar no sistema, eu recomendo todos:
Após finalizar a instalação o sistema será reinciado e vamos fazer as configurações finais de instalação, escolha o idioma da interface:
Confirme os endereços de IP:
Escolha o fuso horário:
Escolha o domínio:
Configure as informações do Domínio, que serão utilizadas para criação de usuários, para VPN, para certificados entre outros:
Após reiniciar o ClearOS, basta logar com a conta de root e ter acesso às telas de configuração:
Este artigo inicial vai ajudá-los na instalação do servidor, e em próximas vezes vou mostrar a configuração de serviços como Proxy, VPN, NAT, entre outros.
Não esqueça de comentar e votar em nosso Portal para o TopBLog.