Ícone do site CooperaTI

Acessando SSH pelo browser firefox


A ideia deste post surgiu no twitter através de uma conversa com o Ricardo Martins (@ricardommartins) no twitter, trata-se do fireSSH que é uma extensão (complemento) do firefox 4 e 5, não serve para 3.x, para acessar um servidor ssh na janela do browser. É uma alternativa ao puTTY. A instalação é bem simples e na barra de endereços do firefox é possível disparar o acesso ao servidor.

Mãos a obra:
Usei para o exemplo o Windows 7 64 bits com o firefox 5.0.1. Abra o firefox e vá na barra de menu – complementos – em pesquisar e digite firessh, clique em instalar e reinicie o firefox.

Com o fireSSH instalado podemos acessar um servidor SSH digitando na barra de endereços a seguinte URI: ssh://usuário:senha@host:porta
usuário,senha, e porta são opcionais.


➤ Conheça nosso programa de assinatura: https://cursos.bernardes.com.br/bexpert-cooperati


 

Se for o primeiro acesso ao servidor o fireSSH irá exibir uma tela de confirmação de adição do fingerprint (identidade criptográfica) do servidor, clique em sim/yes.

Digite a senha


Se não houver nenhum problema teremos acesso ao terminal remoto como no exemplo abaixo.

Alguns comandos só para testar a conexão

Como mencionado anteriormente essa é mais uma alternativa ao puTTY, principalmente quando não houver a possibilidade de instalação do mesmo. Para quem usa GNU/Linux existem diversas formas de acesso ao SSH, incluindo os mais diversos ambientes gráficos que são tão bons quanto.

Espero que tenham gostado do post e não se esqueçam de assinar o nosso portal.

Sair da versão mobile