Acessando SSH pelo browser firefox


A ideia deste post surgiu no twitter através de uma conversa com o Ricardo Martins (@ricardommartins) no twitter, trata-se do fireSSH que é uma extensão (complemento) do firefox 4 e 5, não serve para 3.x, para acessar um servidor ssh na janela do browser. É uma alternativa ao puTTY. A instalação é bem simples e na barra de endereços do firefox é possível disparar o acesso ao servidor.

Mãos a obra:
Usei para o exemplo o Windows 7 64 bits com o firefox 5.0.1. Abra o firefox e vá na barra de menu – complementos – em pesquisar e digite firessh, clique em instalar e reinicie o firefox.

Com o fireSSH instalado podemos acessar um servidor SSH digitando na barra de endereços a seguinte URI: ssh://usuário:senha@host:porta
usuário,senha, e porta são opcionais.

Se for o primeiro acesso ao servidor o fireSSH irá exibir uma tela de confirmação de adição do fingerprint (identidade criptográfica) do servidor, clique em sim/yes.

Digite a senha


Se não houver nenhum problema teremos acesso ao terminal remoto como no exemplo abaixo.

Alguns comandos só para testar a conexão

Como mencionado anteriormente essa é mais uma alternativa ao puTTY, principalmente quando não houver a possibilidade de instalação do mesmo. Para quem usa GNU/Linux existem diversas formas de acesso ao SSH, incluindo os mais diversos ambientes gráficos que são tão bons quanto.

Espero que tenham gostado do post e não se esqueçam de assinar o nosso portal.

Share

    Comments

    1. Valeu Ricardo, um grande abraço!

    2. Muito bom mas ao acessar arquivos com o VI as teclas de direção apresentam problemas inserindo caracteres no arquivo.
      Juliano Luchinski

      • Juliano,
        Testei nesse instante as teclas direcionais e as mesmas estão funcionando corretamente. Talvez você esteja usando uma versão antiga do VI ou então o VIM em modo de compatilidade. Mas ainda sim é possível utilizar as seguintes teclas para a movimentação:
        h – esquerda
        j – direita
        k – acima
        j – abaixo
        Abraços

    3. Muito interessante, mais como faço as configurações por exemplo impressoras (windows) usar tela maximizada entre outras que posso configurar no putty??

    4. e se o ssh não estiver na porta 22 ?

    5. Boa Dica … vai ser uma mão na roda , autoriza a republicar em nosso site a sua dica ?

    6. Sabe dizer se ele funciona com o Xming ou se ele tem um XServer?
      (Ximing é um XServer para windows)

    7. Ricardo,
      Show de bola!
      Já estou usando aqui!
      Valeu

    8. Bom dia, excelente a sua dica, testei com alguns parametros para a abertura de grafico, como -X e -C e não consegui,sabe me informar se tem como utlizar?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: