Noticias do FISL

Festa de Assinatura de Chaves será realizada no dia 1º, durante o fisl12

A segurança na internet é umas das principais preocupações dos usuários na atualidade. A autenticação acaba sendo uma das alternativas para conferir credibilidade a dados transmitidos e a “chave” é a identificação de cada indivíduo.
Para melhorar a infraestrutura e reforçar a Rede de Confiança, uma festa de assinatura de chaves OpenPGP será realizada no dia 1º de julho, durante o 12º Fórum Internacional Software Livre.
O processo de sua construção consiste em usuários assinarem as chaves uns dos outros estabelecendo assim um pacto, registrado publicamente para a consulta dos demais. Desta forma os usuários presentes no registro de um membro que assina a chave de outro, mesmo não se conhecendo, passam a fazer parte do mesmo sistema de confiabilidade.
O que é isso? 
Chave é um mecanismo criptográfico formado por uma série de fórmulas matemáticas, que tem como o objetivo cifrar e decifrar uma informação. Garantir que a chave é de fato sua é responsabilidade de uma entidade virtual conhecida por Rede de Confiança.
 Para participar, você deve:
– Enviar sua chave para o servidor ksp.softwarelivre.org até às 22h do dia 28 de junho.
– Verificar se a chave entrou no servidor tentando enviá-la novamente.
– Aguardar a divulgação da lista de chaves participantes com os hashs.
– Imprimir a lista e computar você mesmo seus hashs, marcando no local apropriado caso confiram.
– Levar para a festa dois documentos de identidade com foto (pelo
menos um deles emitido por entidade governamental), uma cópia da fingerprint da sua chave, a lista que você mesmo deve ter impresso e uma caneta.
Para mais informações completas, acesse o link Assinatura de Chaves.
O evento tem o seu inicio no dia 29/Jun e vai até o dia 2/Jul em Porto Alegre, no campus da PUC-RS. Teremos para esse evento o patrocínio de nosso parceiro a HighTechplus que irá distribuir brindes durante a palestra. Recomendo que conheçam o estudos de “TI Verde” que eles desenvolvem.
 

Share

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: