Sincronizando Pendrives com GRsync


Hoje em dia, ter um dispositivo de armazenamento portátil é muito comum. Os chamados pendrives são úteis a todo tipo de pessoa, trabalhe ela com informática ou não. Desde carregar fotos, programas, documentos e até sistemas operacionais tipo Live, os pendrives são usados o tempo inteiro.
Mas manter os dados do pendrive em segurança nem sempre é algo que as pessoas fazem. Perder um documento que por acaso só estava gravado no HD portátil ou no pendrive é algo que assombra a vida de muitos, vamos ver como de forma simples e rápida podemos criar imagens de nosso dispositivos em disco para que se houver perda do mesmo, eu já perdi 2 pendrives e sei que isso acontece :-(, poder recuperar os dados sincronizados de forma rápida.


O programa GRsync é responsável por esta facilidade, simples de instalar e de usar é a melhor opção para manter seus dispositivos sincronizados. Para instalar digite no prompt de comandos ( ou procure na Central de Programas se for Ubuntu):

# apt-get install grsync

Para utilizar vamos no menu Aplicativos, depois em Ferramentas de sistema e clicamos em Grsync:

Podemos ver na figura acima que o GRsync foi configurado para fazer a sincronia entre o diretório /media/Kingston que é o ponto de montagem deste pendrive com o diretório /home/usuario/Pendrive1 que é o local do disco onde terei a cópia do pendrive. Chamei este perfil de Pendrive1, assim posso configurar a sincronização de vários dispositivos no programa. Marquei a caixas de compatibilidade com FAT (Windows compatibility), para apagar arquivos no destino que não existam na origem (Delete on destination) e para preservar permissões de arquivos, etc.

Quando tudo estiver configurado, basta clicar em executar que ele irá verificar se existe algum arquivo na origem que não existe no destino e começar a cópia.

Com a cópia finalizada ele mostra a mensagem em tela, caso apresente algum erro na cópia clique em “Rsync output” para ver o log de execução do comando.

Para restaurar os dados a um pendrive, ou preparar um pendrive novo com aqueles dados, basta abrir a configuração desejada, como Pendrive1 por exemplo, e pressionar Control+W, isso troca a origem com o destino da copia, fazendo que assim o conteúdo de /home/usuario/Pendrive1 seja copiado para /media/Kingston (que deve ser o ponto de montagem do novo pendrive).
O programa GRrync tem versões para as principais distribuições GNU/Linux, para OSX e para Windows.
Obrigado a todos e não se esqueçam de assinar e recomendar o nosso Portal.

Share

    Comments

    1. Muito bom, a tempos estava procurando algo que realmente funcionasse, tenho 2 cases, cada uma de 500gb e sempre tenho que sincronizar-las no meu pc em casa.
      Vlwwwwwwwwwwwwww

    2. Bom Dia, Sr. Vagner Fonseca.
      Amigo, tenho um FREENAS configurado no escritorio onde armazenos meus arquivos, tenho visto muita coisa interessante com Linux, a minha dúvida é seguinte: Posso unificar meu FREENAS em outros sistemas LINUX, tipo dentro do FREENAS instalar o UBUNTU e por sua fez instalar os aplicativos?
      Desde já agradeço sua atenção.

      • Caro Cesar Augusto,
        O FREENAS é uma distribuição BSD com m foco específico, não é um sistema para virtualização. Sugiro que você instale em uma máquina um virtualizador simples como o VirtualBox e use o GNU/Linux, temos excelentes tutoriais aqui no Portal Cooperati sobre esse assunto.
        Caso você queira integrar servidores com GNU/Linux à sua infraestrutura pode entrar em contato conosco para saber sobre implementação do serviço de Nuvem Privada e utilizar seu FREENAS como um storage para as virtualizações.
        Espero ter esclarecido sua dúvida.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: