Ícone do site CooperaTI

Controle extendido de permissões com ACL

Muitas vezes nos deparamos com situações em que acessar informações no sistema não é algo liberado a todos. No Linux utilizamos grupos quando precisamos de que alguém possa acessar informação que não pertence diretamente a ele, pois por padrão só temos um Usuário e um Grupo com direito em cada arquivo ou diretório. Mas e quando colocar um usuário em grupo não é suficiente? E quando um diretório ou arquivo já tem um grupo proprietário que não pode ser modificado?

Para isso utilizamos ACL no sistema de arquivos para poder determinar permissões diferentes para usuários e grupos diferentes em um arquivo ou diretório.


➤ Conheça nosso programa de assinatura: https://cursos.bernardes.com.br/bexpert-cooperati


 

Quando utilizamos ACL, que é uma função nativa do sistema desde Kernel 2.4, podemos cadastrar para cada arquivo ou diretório usuários e grupos diferentes com permissões específicas para cada um.

Veja no exemplo abaixo o diretório /mnt/dados que pertence ao grupo financeiro e que apenas o user1 pertence a esse grupo. Assim o user2 e user3 não tem direito de acesso ao diretório /mnt/dados.

Vejamos como o user1 acessa e pode criar conteúdo neste diretório:

Agora o user2 e user3 por não serem membros do grupo financeiro não tem acesso nem de leitura ao conteúdo do diretório:

Vamos instalar o pacote da ACL com comando: # apt-get install acl

Após instalar, vamos habilitar o suporte a ACL acrescentando a opção acl no arquivo /etc/fstab na partição em que desejamos utilizar o serviço:

Para ativar o funcionamento das ACL sem ter que reinicar o sistema basta mandar remontar a partição: mount / -o remount

Vamos utilizar os comando getfacl para ver as ACL de algum diretório e o comando setfacl para editá-las:

Adicionamos o grupo gerentes com direitos totais no diretório (leitura, escrita, execução) e o grupo funcionarios com direito apenas de leitura, assim o user2 pode entrar no diretório criar ou remover conteúdo, mas o user3 pode apenas entrar no diretório e listar seu conteúdo. Como podemos ver nas imagens abaixo:

Podemos também utilizar um programa na interface gráfica para manipular as ACL, o nome do programa é eiciel.


➤ Conheça nosso programa de assinatura: https://cursos.bernardes.com.br/bexpert-cooperati


 

Espero que tenha ajudado a poder criar controles de acesso melhores no Linux sem ter que colocar todo mundo nos mesmos grupos 😉

Não se esqueçam de assinar o nosso portal.

Sair da versão mobile