Controle de Internet com Squid – Parte 2


Continuando nossa séries de posts sobre o Squid, hoje vamos implementar autenticação por hierarquia, assim podemos controlar o acesso de um usuário de acordo com o grupo ao qual ele pertence, assim podendo separar os controles de sites em camadas separadas.
Assim estaremos incremento a capacidade do proxy para controle da internet.

Veja no vídeo abaixo como fazer isso.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=7xD0scXrC88]


Obrigado e não se esqueça de comentar, sugerir e assinar nosso blog.
Um abraço.

Share

    Comments

    1. Avatar for Vagner Fonseca Rodrigo Galdino : 7 de abril de 2011 at 5:44 pm

      Como configuro aquele NEGADO no meu sarg? Se puder me ajudar fico grato!
      abração.

    2. Avatar for Vagner Fonseca Aguinaldo Liesack Baptistini : 8 de abril de 2011 at 12:19 am

      Excelente tutoriais de squid! Parabens!!! Teu humor sarcastico é otimo! hahaha

      • Aguinaldo,
        Obrigado, o Squid é cheio de recursos e ainda tem mais por vir, e quanto aos sites que coloquei em deny eu nunca os vi na vida…err…hãã… sugestões de alunos… 😉
        Na nossa profissão, sem bom humor pra lidar com gerencias que não sabem como as coisas funcionam e com usuários que não param de tentar fazer m#rD4 na internet, não dá.
        Um abraço.

    3. Avatar for Vagner Fonseca Bruno Fillipe Seára : 27 de abril de 2011 at 10:03 am

      Muito boa a explicação, recomendei para vários amigos que tem dificuldade com configuração manual do squid, pois hoje o webmin é um santo remédio pra quem não tem intimidade com o cosole hehehe
      Um grande abraço e parabéns!

    4. Tem como definir que somente autorize que o usuario ex. joao se autentique-se somente a partir de uma maquina ? ou não permitir que se autentique-se em mais de um computador ?

    5. Vagnão, cara show de bola as aulas, apenas um problema aqui, eu fiz tudo certinho ate o sergundo video, o sarg esta mostrando so relatorios normais, quando inicei a terceira video aula, o sarg nao esta puxando mais nenhum relatorio, sabe me dizer o que pode ser, pois o acesso esta normal, os bloqueio e tambem o arquivo access.log esta ok, eu do um tail -f /var/log/squid/access.log e puxa tudo ok.
      Obrigado e parabens

    6. Só para ressaltar Vagner, tentei a instalação no Ubunto e tive o mesmo problema, os meus logs estao sendo gerados, porem o meu sarg só pegou os acessos do usuarioteste e dpois para de puxar os relatorios ate deste usuario tambem, nao sei onde estou errando.
      Valeuuuu

    7. Pessoal, desculpa os dois comentarios acima, eu esquecir que o sarg gera os logs diariamente, instalei o webmin e gero a hora que quiser agora.
      vlwwwwwwwwwwwwwwwwww

    8. Oi Vagner,
      Tenho uma duvida, estou querendo configura o meu squid seja autenticado por grupo no AD…, como poderia realizar esta configuracao?
      Grato,

    9. Amigo, desculpe reviver esse topico, mais preciso de um help pra entender bem uma conf de acl por hierarquia, o problema é o seguinte: quero controlar a internet atraves de lista branca, pra mais de 4 grupos, ou seja, o grupo estagiario so pode acessar o site que está na sua lista branca. como seria essa configuração para esse e os outros grupos?
      No mais ta muito show esses videos de squid, um dos melhores que ja vi e me ajudam muito.
      Att

    10. Se precisar posso postar meu squid.conf pra vc dar uma olhada e me ajudar a achar uma solução.

    11. Boa noite Vagner, como faço para que o https passe pelo Squid, pasta adicionar a mesma regra que redireciona a porta 80 para a porta do squid, porem usando a 443?

    12. Vagner,
      muito legal. Agora se aquele usuário esperto decidi entrar no navegador e desabilitar o proxy como fica?

    13. Primeiramente parabéns pelos suas aulas são muito bem explicadas. Vagner estou com dificuldade em logar o usuarioteste no browser, segui sua video aula passo a passo, porém usei squid3, se fiz algo de errado me ajude por favor, segue abaixo squid.conf:
      ## Autenticação ##
      auth_param basic program /usr/lib/squid3/pam_auth
      auth_param basic children 10
      auth_param basic realm AUTENTIQUE-SE PARA ACESSO A INTERNET
      auth_param basic credentialsttl 4 hours
      auth_param basic casesensitive off
      ###
      ## Controles de Acesso (ACL) ##
      acl all src all
      acl localhost src 127.0.0.1/32
      ## Meus controles de Acesso ##
      acl usuarios proxy_auth REQUIRED
      acl negados url_regex sexy playboy sexo puta utrasurf
      acl liberados url_regex libsexy computador sexoesaude
      acl downloads urlpath_regex \.avi$ \.rmv$ \.mp3$ \.avi? \.rmvb? \.mp3?
      ###
      ## HTTP_ACCESS ##
      http_access allow liberados
      http_access deny negados
      http_access deny downloads
      http_access allow usuarios
      ###
      http_access allow localhost
      http_access deny all
      ## Configurações Gerais ##
      http_port 3128
      cache_mem 512 MB
      maximum_object_size_in_memory 4 MB
      cache_dir ufs /var/spool/squid3 3000 16 256
      access_log /var/log/squid3/access.log
      cache_mgr [email protected]
      visible_hostname proxy.FMG
      error_directory /usr/share/squid3/errors/pt-br

    14. A minha dificuldade e identificar o porque que quando autentico usuarioteste e senha 123 retorna novamente a pedir para logar. Desde já agradeço o empenho em ajudar.

      • Fabio,
        Provavelmente seu problema está no programa de autenticação, que por medida de segurança veio com as permissões especiais revogadas. Para resolver isso faça o seguinte como root:
        #chmod u+s /usr/lib/squid3/pam_auth
        Isso vai ativar o bit SUID, que trata qualquer um que executa um arquivo como se fosse o dono do mesmo. Como esse arquivo pertence ao root, quando o usuário do Squid (proxy) executa ele é tratado como root.
        Abraços.

    15. Deu certo Vagner, está rodando ok, agradeço seu empenho, agora tenho dúvida em compartilhar a internet com outros computadores, tenho em meu servidor duas placas de rede com fio se possível me dê uma instrução de como proceder para que o squid funcione em maquinas windows em rede. Desde já agradeço. Forte abraço.

    16. Olá Vagner, resolvi o problema era questão física do hardware, estava com defeito, troquei e rodou certinho em outras máquinas. Outra dúvida que tenho é a respeito da criação de outros usuarios dentro do servidor, tenho que add utilizando essa linha: useradd -s /bin/false -d /dev/null user1? Mais uma vez agradeço o empenho e dedicação em compartilhar seus conhecimentos. Forte abraço.

    17. Tudo jóia Vagner? Deu certo, criei os usuarios utilizando essa linha, porém no relatório do sarg parou de gerar, só mostra o relatório do último acesso sexta dia 31, os acessos de hj com os novos usuários não mostra, tem algo haver se registrei nome do usuário por ex: fabio em vez de user1 user2, etc? Mas uma vez agradeço sua ajuda. Forte abraço.

      • Fabio,
        O usuário pode ser criado com qualquer nome, desde que não use caracteres reservados do shell, ou seja o nome de um usuário de serviço de sistema(proxy, ftp, email, etc).
        O Sarg é executado todo dia pela manhã, ou seja o relatório de hoje só será gerado amanhã pela manhã, ou você execute como root o comando sarg no terminal.

    18. Ah mais uma dúvida em meu conf.sarg não encontrei a opção de mudar idioma, como faço?

    19. Ok Vagner vou dar uma olhada lá. Agora a pouco percebi que alguns usuários estão conseguindo acessar a internet removendo as configurações de proxy, o que deve ter ocorrido ou ainda falta algo em meu servidor?

    20. Bom dia Vagner, a questão do relatório não gerado, hj cedo verifiquei se tinha gerado, porém não ocorreu, tive observando que no arquivo var/www/sarg/ só gereou relatório de 01 usuário que foi o usuarioteste configurado no ato da instalação do squid 31/08/12, sendo que depois tinha inserido mais três usuários utilizando o comando useradd -s /bin/false -d /dev/null xxx, nos quai não constam no sarg, mas logam normalmente no browser. O que poderia ser Vagner?

    21. Avatar for Vagner Fonseca Tobias Ferreira da Silva Junior : 6 de novembro de 2012 at 11:20 am

      bom dia wagner, td bom? cara gostaria muito que alguem desse um exemplo ou uma ajuda de como fazer o squid+ squidGuard ou o DansGuardian + ad se integrassem, mas de modo que nao precisa-se de de colocar usuario e senha no navegador, mas sim o usuario quando logar na maquina com o usuario do AD ele ja carregue as configurações que que esteja no squid + squiGuard ou DansGuardian no grupo criado pra ele por exemplo grupo acesso total, acesso normal, acesso a .GOV, a horarios especificos entendeu? aguardo respostas. urgentes.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2019 All Rights Reserved. Cooperati. 

    %d blogueiros gostam disto: