Trabalhando com redirecionamento de pastas no Server 2008
Nesse artigo abordo a utilização e implantação de redirecionamento de pastas, de maneira rápida e prática.
Saiba mais sobre o assunto.
Vantagens do redirecionamento de pasta
- Mesmo que os usuários façam logon em computadores diferentes na rede, seus dados estarão sempre disponíveis.
- Os dados específicos de um usuário podem ser redirecionados para o servidor. Isso faz com que os dados do usuário fiquem mais seguros caso o sistema operacional tenha que ser reinstalado.
- Com o uso de Arquivos Offline será possível fornece aos usuários acesso à pasta, mesmo quando não estiverem conectados a uma rede. Isso é especialmente útil para pessoas que usam computadores portáteis.
- Como parte da administração de rotina do sistema, é possível fazer backup de dados armazenados em uma pasta da rede. Isso é mais seguro porque não exige ação do usuário e o backup poderá ser feito no final do expediente por exemplo.
- Se estiver usando Perfis Móveis de Usuário, você poderá usar o Redirecionamento de Pasta para reduzir o tamanho total de seu Perfil Móvel e tornar os processos de logon e logoff mais rápido para o usuario.
- Como administrador, você pode usar cotas de disco, limitando o espaço usado pelas pastas do usuário.
Vamos a um laboratório prático em que os usuários da OU vendas terão seus desktops redirecionados para o servidor.
- Criação da OU e usuário teste
para isso abra ferramentas administrativas > usuários e computadores do active Directory, Crie uma OU Vendas e dentro os usuários vendedor1. - Criação do compartilhamento que receberá o diretório Desktop dos usuários
no nosso exemplo criaremos em Server1 um compartilhamento “redirect” com as permissão controle total (apesar da permissão o usuário dono da pasta será o único com de acesso).
Definir a GPO ESpecífica.
abra o console GPMC.msc (gerenciamento de diretivas de grupo) e dentro da nossa OUvendas crie um novo GPO com o nome ”redirecionamento de pastas”. Edite a GPO em questão e acesse: configuração do usuário > configurações do Windows > redirecionamento de pastas. Vamos usar as configurações básicas . Defina em “local da pasta de destino”, “criar uma pasta para cada usuário no caminho raiz”, com essa configuração você definirá que cada usuário terá a sua pasta no compartilhamento e não utilizarão a mesma pasta como desktop.
aconselho na aba configurações marcar a opção ”conceder ao usuário direitos exclusivos a desktop “(PADRÃO) assim outros usuários não terão acesso ao seu desktop no compartilhamento. Marque também “aplicar também a diretiva de redirecionamento aos sistemas …” Caso possua um ambiente com sistemas legado.
Pronto agora é só testar em uma estação cliente.
Gostou do Post? ficou duvida? Não deixe de comentar.
Sou Carlos Finet, adoro tecnologia, entre minhas áreas de atuação estão implantação, administração de produtos Microsoft Windows Client e Windows Server tanto em cenários voltados para infra quanto para cloud, sou Microsoft Certified Trainer (MCT) onde por mais de uma década preparei profissionais para aprovação em exames Microsoft. Em meu currículo estão diversas certificações como o MCSA e MCSE.
Precisa de uma ajuda para o seu projeto entre em contato com minha empresa de consultoria www.finet.com.br
Carlos,
Já fiz algumas implementações da solução, porém sempre ficamos com o problema de velocidade de logon e logoff. Principalmente quando não se tem um Servidor de Exchange Local.
Hoje com cliente viciados em emails, utilizando ou via POP ou via Exchange na nuvem, os .pst e .ost locais estão ficando cada vez mais pesados, piorando a utilização de redirecionamento de pastas…
Creio que isso seja hoje um dos piores problemas para os adm de rede, pois a solução é o sonho de consumo, mas vira um pesadelo na prática.
Abraço
Prezados Carlos,
As imagens estão quebradas tem como corrigir ?
Grato
Cláudio Bruno
Carlos,
Se eu for administrador e quizer ter acesso a estas pastas dos usuarios como eu faço?
quais as permissoes?
Resolvido
Coloquei o administrador como proprietario